Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Alemanha Ocidental 1974-Segurança total na Copa do Mundo

Brasileiro no comando da FIFA
Por João Nassif 13/02/2022 - 00:01

Faltam 282 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

A Segunda Guerra Mundial alterou totalmente o calendário do mundo esportivo. Não houvesse o conflito, os Jogos Olímpicos de 1940 seriam realizados em Tóquio o que somente ocorreu em 1964. 

O Campeonato Mundial de Futebol de 1942 seria realizado na Alemanha. A guerra interrompeu toda programação e os alemães sediaram o evento somente 32 anos depois. 

No Congresso da FIFA em Tóquio, em 1964, foi decidido que o México em 1970 e a Alemanha em 1974 seriam sedes do Mundial. Coincidentemente o México organizou os Jogos Olímpicos de 1968 e a Alemanha os de 1972. 

Pelos acontecimentos de Munique, com o assassinato de judeus por comandos palestinos, o Mundial de 1974 foi marcado por uma segurança sem precedentes, com cães de guarda, policiais fortemente armados e concentrações que eram verdadeiras prisões. Felizmente não ocorreu nenhum incidente, mas o espetáculo esportivo perdeu um pouco de seu brilho. 

João Havelange

Antes do início do Mundial de 1974, a FIFA já contava com 140 filiados e em Frankfurt houve a eleição de um novo presidente. O brasileiro João Havelange tornou-se o primeiro presidente não-europeu da entidade, apoiado maciçamente por africanos, árabes e americanos. 

Havelange prometeu durante a campanha desenvolver o futebol em todo o mundo, organizar novos torneios para jovens e construir nova sede para a FIFA. Foi reeleito para mais cinco mandatos, justamente pelo seu trabalho universal dentro da FIFA.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito