Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Alemanha Ocidental 1974: Ganha o Mundial, fica com a réplica da Copa

Copa Jules Rimet, escondida, roubada, derretida
Por João Nassif 14/02/2022 - 00:01

Faltam 281 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

Como o Troféu Jules Rimet foi conquistado em definitivo pelo Brasil, por ter vencido três campeonatos, em 1974 a FIFA instituiu nova Copa para premiar os futuros campeões mundiais. Depois de examinar 53 projetos, a entidade decidiu pelo trabalho de um escultor italiano, Sílvio Gazzaniga. 

O troféu, uma estatueta em ouro maciço, com 37 centímetros de altura, confeccionada em Milão e que custa 100 mil francos suíços. A FIFA decidiu que não haverá um ganhador definitivo do novo troféu que ficará em poder transitório dos vencedores por quatro anos, depois recebendo uma réplica um pouco menor. 

A Copa do Mundo

A Jules Rimet passou por situações curiosas. Durante a Guerra ficou escondida na casa de um desportista italiano de nome Otorino Barassi, foi roubada na Inglaterra em 1966 e encontrada por um cão e roubada definitivamente no Brasil, da sede da CBF no dia 20 de dezembro de 1983. O símbolo mais importante das conquistas do esporte brasileiro foi derretido para venda de seu ouro. O novo troféu foi batizado de Copa do Mundo da FIFA.

Antes do início do Mundial de 1974, a FIFA já contava com 140 filiados e em Frankfurt houve a eleição de um novo presidente. O brasileiro João Havelange tornou-se o primeiro presidente não-europeu da entidade, apoiado maciçamente por africanos, árabes e americanos. 

Havelange prometeu durante a campanha desenvolver o futebol em todo o mundo, organizar novos torneios para jovens e construir nova sede para a FIFA. Foi reeleito para mais cinco mandatos, justamente pelo seu trabalho universal dentro da FIFA.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito