Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Alemanha 2006: Muita organização e pouco futebol

O último campeão foi eliminado mais cedo
Por João Nassif 16/04/2022 - 00:01 Atualizado em 18/04/2022 - 11:50

Faltam 220 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

A Copa do Mundo de 2006 foi realizada na Alemanha que abrigou as finais do Campeonato Mundial pela segunda vez, a primeira foi em 1974. A escolha da Alemanha como país sede da XVIII Copa do Mundo gerou controvérsias, pois se esperava que a África do Sul promovesse o torneio. A partir daí a FIFA anunciou que seria feito um rodizio do país sede entre os integrantes de suas Confederações filiadas. A África do Sul foi a escolhida para ser sede do próximo Mundial.

A Alemanha como anfitriã tinha presença garantida na Copa e pela primeira vez o campeão da edição anterior teve que disputar as eliminatórias para estar presente no Mundial. Depois de centenas de jogos entre os 196 países inscritos para as eliminatórias sobraram 31 que se somaram à Alemanha, pré-classificada por ser o país sede.

Pela primeira vez na história dos Mundiais se classificaram três países de língua portuguesa (Brasil, Portugal e Angola). Também pela primeira vez a CONCACAF classificou quatro países (Estados Unidos, México, Costa Rica e Trinidad Tobago), mesmo número de representantes da América do Sul e Ásia.

Contrastando com a perfeita organização, o futebol mais uma vez decepcionou. Nada menos que sete jogos dos 64 disputados terminaram em 0x0, a média de 2,3 gols por jogo só não foi pior que a da Copa de 1990 que teve média de 2,1. Esta penúria de gols só poderia terminar com uma decisão por pênaltis com a vitória italiana sobre a França. A final ficou marcada pela cabeçada de Zidane em Materazzi zagueiro italiano que resultou na expulsão do capitão francês.

Durante as quatro semanas que durou o Mundial, mais de 3,3 milhões de espectadores compareceram aos 12 estádios para acompanhar de perto as disputas, além de milhões de pessoas que assistiram aos jogos nos telões colocados nas ruas e uma audiência estimada em 30 bilhões de torcedores por meio dos diversos meios de comunicação espalhados ao redor do planeta.  

A dona da casa, Alemanha chegou a empolgar seus torcedores no início, mas depois de uma batalha duríssima foi derrotada pelos italianos nos minutos finais da prorrogação. Italianos que com toda justiça foram tetra campeões, pois apresentaram uma seleção muito unida, tanto que 21 jogadores participaram dos jogos comandados por Marcelo Lippi. 

A seleção brasileira favorita absoluta antes do torneio foi só decepção, depois de vencer seus três jogos na fase grupos e eliminar Gana nas oitavas de final, a seleção comandada por Carlos Alberto Parreira sucumbiu nas quartas de final quando os zagueiros brasileiros deixaram o francês Henry completamente livre para fazer o gol da vitória depois da cobrança de um escanteio. A participação brasileira serviu apenas para que o atacante Ronaldo marcasse seu 15º em Copas do Mundo e se tornasse o maior artilheiro da história da competição.
  
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito