Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A FIFA

Fundação e crescimento
Por João Nassif 23/11/2021 - 00:01

Faltam 364 dias para o início da Copa do Mundo no Catar

O rápido crescimento do futebol se espalhando por toda Europa motivou representantes de sete países: Bélgica, Espanha, Dinamarca, França, Países Baixos, Suécia e Suíça que no dia 21 de maio de 1904 fundaram a Fédération Internazionale de Football Association, a FIFA. 

O ponta pé inicial foi dado no dia 01 de maio de 1904 para a fundação de uma entidade que pudesse comandar o futebol mundial. Neste dia França e Bélgica fizeram em Bruxelas o primeiro jogo oficial internacional e dirigentes dos dois países, Robert Guérin e o belga Louis Muhlinghaus decidiram convocar outros países para a reunião do dia 21 de maio. 

A reunião de fundação da entidade aconteceu nos fundos da sede da Union Française de Sports Athlétiques na Rue Saint Honoré, 229 em Paris. As quatro associações de futebol do Reino Unido, as chamadas Home Nation, International FA Board, Escócia, País de Gales e Irlanda se opuseram à criação da FIFA. 

Quando da fundação foi redigido um regulamento que dava à nova entidade o poder em ser a única a promover uma competição internacional e ficou decidido que o regulamento entraria em vigor no dia 01 de setembro de 1904. No dia da fundação a Germânia FA (Deutscher Fussball-Bund), por telegrama confirmou sua filiação.

Robert Guérin, secretário do Departamento de Futebol da França foi eleito primeiro presidente da nova entidade no dia de sua fundação e encerrou seu mandato em 04 de junho de 1906.

Até 1909 apenas as associações europeias estavam filiadas à FIFA. Os primeiros membros do exterior que aderiram foram a África do Sul em 1909, Argentina e Chile em 1912 e Estados Unidos em 1913.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito