Ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, está hoje no Piauí.
Isso quer dizer que ele não estará em Brasília para receber o governador Jorginho Mello (PL), que pretendia entregar pessoalmente o estudo de concepção do contorno pelo Morro dos Cavalos, feito pelos técnicos do seu governo.
A expectativa era que o encontro acontecesse ontem. O Governador estava em Brasília, mas o Ministro viajou para o Paraná, onde teve agenda oficial.
Jorginho apresentou o estudo, então, para o Fórum Parlamentar Catarinense, e o coordenador do Forum, deputado Pedro Uczai (PT), ficou com a incumbência de entregar ao Ministro.
Mas, como ficou em Brasilia, o Governador pediu ao deputado Uczai intercedesse junto ao Ministro para que ele o recebesse durante o dia de hoje, para que pudessem tratar do projeto do contorno.
Não vai dar.
Desta forma, depois dos movimento do Governador, que mandou fazer o estudo e foi a Brasilia para discutir como fazer a obra em parceria Governo do estado e Governo federal, a "novela do Morro dos Cavalos" terá que avançar alguns capitulos.
O Governo federal fica no compromisso de definir de uma vez o que vai fazer, e como será feito, para não ficar a reboque do Governador.
Por sua vez, o Governador poderá praticar o gesto e anunciar que vai fazer a obra do contorno, dando solução para o Morro dos Cavalos, que se arrasta faz três décadas.
A considerar que, depois do eventual anuncio de "vou fazer", serão necessários pelo menos três anos para estudo tecnico completo, licenças e processos licitatórios.