O MDB do sul do estado convidou a secretária de educação do estado e reitora licenciada da Unesc, Luciane Ceratta, para almoçar, hoje, em Florianópolis, e formalizou convite para que ela seja candidata a deputada federal pelo partido.
Ela respondeu que neste momento tem compromisso com a educação pública de Santa Catarina e com o projeto de reeleição do governador Jorginho Mello.
Sobre o convite, disse que vai avaliar e decidir a respeito no momento adequado, em conjunto com o Governador.
Enfim, não disse não, nem sim.
A mostrar que é uma posssibilidade.
Desde o ano passado, Ceretta vem sendo citada como candidata a federal na eleição de 2026. Mas, ela não está filiada em nenhum partido e nunca confirmou a intenção.
No passado, ela teve relações com o MDB.
Participou do almoço de hoje o presidente estadual do MDB, Carlos Chiondini.
Além dele, os deputados estaduais Volnei Weber e Tiago Zilli, o ex-prefeito e candidato a deputado estadual Jorge Koch, o coordenador regional do partido, Gentil da Luz, o vereador Marcos Machado, de Criciúma, e dirigentes do partido na região.
O MDB está decidido a ter candidato a federal na região. Luciane Ceretta é "alternativa número um". Mas, se ela não aceitar, já foi feito convite a pelo menos a um outro possivel candifdato.
Se Ceretta confirmar candidatura, pode embaralhar o quadro em Criciúma e região, que já tem como deptados federais e candidatos a reeleição, Julia Zanatta (PL), Daniel Freitas (PL), Ricardo Guidi (PL) e Geovania de Sá (PSDB).
O deputado estadual Julio Garcia (PSD), presidente da Assembléia, também anunciou candidatutra a federal, mas pode virar vice do governador Jorginho Mello (PL).