Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Daniel e os bloqueios

Ouça o comentário completo de Adelor Lessa no Ponto Final desta segunda-feira (31)
Por Adelor Lessa 31/10/2022 - 19:03 Atualizado em 31/10/2022 - 20:41

Esse bloqueio, eu não acredito que isso foi programado de ontem à noite para hoje. Isso, provavelmente, já estava programado. Qual o motivo? Evidente que toda a manifestação merece ser respeitada e analisada, claro. Mas, hoje, eu ouvi atentemente o motivo: "ah, porque perdeu a eleição, o que ganhou não pode ser presidente". 

Mas, isso não tem substância, não tem base para parar a rodovia. As pessoas querem trabalhar, as empresas querem tocar os caminhões nas estradas, as pessoas têm consulta, têm aula, têm compromissos. E aí, você vai parar porque não gostou do resultado? Da eleição? Isso não é brincadeira. Não é assim que se faz. 

A eleição foi feita dentro das regras. Os candidatos aceitaram as regras. Não houve nenhuma contestação. O Tribunal de Contas da União reconheceu a legalidade e a eficiência das urnas eletrônicas. 

Agora... porque o Bolsonaro perdeu, fecha a rodovia? Não pode ser assim. Quem perdeu hoje, pode ganhar amanhã. Quem perdeu ontem, pode ganhar hoje. Quem perdeu ontem, ganhou hoje. É do jogo democrático. Isso se chama democracia. 

Vamos supor. O que que faz? Anula a eleição? Faz tudo de novo? Não é assim, gente. Tem que ter um pouco mais de responsabilidade. A vida não é feita só disso, de disputa. O mundo não acaba aqui. As coisas seguem. 

Com todo respeito a todos que estão apaixonados, machucados e condoídos pela derrota, mas faz parte. Isso passa. Daqui a pouco, tem eleição de novo. Se o governo fizer mal para o país, vai dançar. Se fizer bem, aí, merece ficar. Depende do desempenho. A sociedade vai estar organizada.

Com esse time que Bolsonaro montou, ele vai ser o grande líder da oposição. E se o governo que assumir, do Lula, fizer bobagem, ele vai ter uma reação forte da sociedade. 

Gente, esse ato de hoje prejudica as pessoas, atrapalha o país e não é democrático. A democracia tem regras. 

Daniel Freitas

Essa eleição mostrou as reações. O Décio Batista, nosso repórter da Som Maior/Unesc, que estava no QG do Jorginho, entrevistou ele, a Carmen Zanotto e os dois deputados federais de Criciúma eleitos, Júlia Zanatta e Daniel Freitas.

A Júlia, evidentemente, indignada. Mas, não estava tão para baixo quanto Daniel estava. O Daniel viveu uma realidade em Brasília, como deputado federal da base do governo, ligado ao governo. 

O Daniel estava visivelmente abalado, para baixo, na entrevista de ontem depois de confirmada a eleição de Jorginho e confirmada a derrota de Bolsonaro. Eu senti o Daniel pouco motivado a voltar em Brasília para ser oposição. 

Percebi e já identifiquei de ontem à noite para hoje, que o Daniel, depois da eleição, passa a avaliar de forma mais objetiva, a possibilidade de se voltar ao projeto para cá e disputar a eleição para a prefeitura de Criciúma.

Ouça o comentário completo de Adelor Lessa: 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito