Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vereadores de Sombrio conseguem recurso para permanecer no cargo

Eles haviam sidos cassados por suspeita de fraude na participação feminina na coligação
Por Francieli Oliveira Criciúma, 09/10/2018 - 16:42 Atualizado em 09/10/2018 - 16:51

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os cinco vereadores de Sombrio que tiveram seus mandatos cassados vão poder continuar nos cargos até que haja manifestação do Tribunal Superior Eleitoral. O entendimento foi do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, que recebeu o recurso especial interposto pela defesa dos parlamentares.

Os vereadores Adenir Duarte (MDB), Agenor Colares Gomes (MDB), Carlos Roberto Gomes (MDB), Daniel Bitencourt Cardoso (PSB) e Edson Martins da Rosa (MDB) haviam sido cassados diante da inexpressiva votação de quatro candidatas mulheres que também faziam parte da coligação nas Eleições de 2016. O TRE entendeu serem fictícias as candidaturas das mulheres, o que acarretaria no reconhecimento de fraude na quota de gênero (percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas imposto por Lei).

A tese da defesa é que os vereadores eleitos não tiveram participação em eventual fraude. Mesmo assim o TRE havia decidido pela cassação dos mandatos. Contudo, “enquanto o TRE-SC cassou os mandatos dos cinco vereadores - e seus suplentes - entendendo ser prescindível a demonstração da participação ou não deles na fraude, o TRE-MG concluiu que para haver a cassação é necessária a comprovação robusta de que todos os candidatos da coligação, inclusive os cassados, estejam envolvidos na fraude”, explica o advogado de defesa Pierri Vanderlinde.

Assim, o desembargador entendeu “que a matéria está a merecer pronunciamento da Superior Instância, a fim de que seja uniformizada a jurisprudência”.

Ainda, foi concedido efeito suspensivo ao recurso, sendo então mantidos os vereadores no cargo até o julgamento final do processo por parte do TSE.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito