Eleito deputado estadual com 48.130 votos, o delegado Ulisses Gabriel (PL) afirmou que a repercussão do caso Orelha foi usada para atacá-lo durante a campanha. Em entrevista à Rádio Som Maior, ele disse que canais que deram amplo destaque à investigação “haviam sido beneficiados ou recebido dinheiro do Banco Master, do próprio Daniel Vorcaro” e levantou a suspeita de uma ação orquestrada para ampliar a repercussão do caso e desviar o foco de denúncias de corrupção no país.
Ulisses Gabriel afirma que chega à Alesc depois de uma campanha marcada por momentos difíceis, ataques e questionamentos sobre sua atuação à frente da Polícia Civil. O resultado, na avaliação do deputado eleito, também representa o reconhecimento de uma trajetória construída principalmente no Sul do Estado. “Foi uma eleição muito difícil, uma eleição onde fake news foram divulgadas, a minha família foi exposta. Mas foi uma eleição de reconhecimento das pessoas”, afirmou durante entrevista a rádio Som Maior.
Ele destacou que as maiores votações vieram justamente de cidades onde trabalhou como delegado, como Tubarão, Turvo, Araranguá, Urussanga, Criciúma e Orleans.
LEIA MAIS:
- Caso Orelha: deputado aponta dúvidas na investigação e explica tentativa de CPI
- CPI do caso Orelha fica a uma assinatura de avançar na Alesc
- Caso Orelha gera 25 projetos e impulsiona a Lei Cão Orelha
Repercussão do Caso Orelha
Entre os episódios que mais repercutiram durante esse período está o caso Orelha, que acabou envolvendo diretamente a imagem pública do então delegado-geral. O deputado conta que passou a ser associado à investigação mesmo sem ter participado diretamente dela e que o episódio foi utilizado para atacá-lo durante a campanha. Como porta-voz da Polícia Civil, acabou se tornando uma das principais figuras públicas relacionadas ao caso. “Eu nunca investiguei o caso. Tinha vários delegados investigando o caso, vários policiais”, declarou.
As acusações, contou, atingiram também sua família e o tratamento dado a seus animais de estimação. Ao comentar a repercussão, afirmou ter identificado canais que receberam recursos do Banco Master e de Daniel Vorcaro e questionou os interesses por trás da divulgação.
“Nós identificamos que vários canais que estavam falando muito sobre esse caso Orelha haviam sido beneficiados ou recebido dinheiro do Banco Master, do próprio Daniel Vorcaro. Então a gente percebeu que poderia haver um movimento orquestrado para tentar fomentar esse caso em detrimento dos casos que estavam surgindo no Brasil de corrupção extrema. Para desviar foco. A gente observou isso porque os canais que estavam divulgando receberam valores consideráveis do Daniel Vorcaro”, declarou.
Deputado reconhece falhas na divulgação
Ao falar sobre a condução do episódio, Ulisses reconheceu que houve erros na forma de comunicação da Polícia Civil. Segundo ele, a instituição poderia ter esperado mais antes de realizar uma entrevista coletiva e apresentar determinadas informações.
Ao mesmo tempo, negou que tenha utilizado a investigação para promoção pessoal ou que a Polícia Civil tenha deixado de agir. “Nós acabamos sendo um pouco imaturos na forma da divulgação, não nos preparamos de forma correta”, afirmou.
Segurança e Sul de SC serão prioridades no mandato
Para o novo mandato, Ulisses pretende concentrar esforços em duas frentes: segurança pública e desenvolvimento do Sul de Santa Catarina. Ele afirmou que pretende direcionar seus recursos de emendas para a região.
“A minha pauta é o Sul de Santa Catarina, é onde eu vivo, é onde eu ando na rua, é onde eu converso com as pessoas”, declarou.
Na segurança, o parlamentar quer trabalhar principalmente no combate à criminalidade e na melhoria da proteção à população.
Ulisses também citou a necessidade de avançar em estruturas de segurança para mulheres e no combate aos feminicídios, tema que, segundo ele, está entre as prioridades do governo Jorginho Mello.
Apoio a Jorginho na Assembleia
Sobre a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, Ulisses afirmou que seguirá a orientação do governador Jorginho Mello, a quem considera seu principal líder político.
“Eu sempre disse a todos que eu tenho uma fidelidade extrema com o governador Jorginho Mello”, afirmou.
O deputado eleito disse ainda que não fechou posição sobre a presidência da Casa e que pretende tratar do assunto diretamente com o governador.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!