Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Toda eficiência será castigada

Texto de Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC
Por Redação Criciúma, SC, 22/12/2022 - 10:20 Atualizado em 22/12/2022 - 10:28
Foto: Divulgação/ Fiesc
Foto: Divulgação/ Fiesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No debate sobre o descompasso entre os recursos enviados por Santa Catarina a Brasília e o retorno que o estado recebe da União, fica um sentimento que pode ser resumido parafraseando a peça de Nelson Rodrigues, que intitula este artigo. Resultado do trabalho e esforço dos catarinenses, os indicadores sociais diferenciados do estado, fazem com que ele seja “punido” com uma contrapartida inferior na divisão da arrecadação nacional.

É uma injustiça contra a qual seguiremos nos insurgindo. Mas, para além disso, temos que ter em mente que o sucesso do presente não garante um futuro promissor. SC, em especial o novo governo, precisa atentar para uma série de alertas eloquentes que deixam claro que, para nos mantermos no topo, precisamos nos mobilizar e colocar em prática novas estratégias. Há muito tempo a FIESC chama atenção, insistentemente, para a necessidade de superar os gargalos da infraestrutura, pré-condição para a competitividade. Nossas rodovias precárias, problemas no fornecimento de energia e a constrangedora cobertura de saneamento destoam de Santa Catarina.

Tem mais: uma série de outros indicadores precisam de mais atenção, a começar pelo capital humano, fator-chave numa economia em que o conhecimento e a inovação se transformaram nos diferenciais mais significativos. Há exceções, mas entre 2007 e 2019, o desempenho dos estudantes catarinenses de ensino médio ficou estagnado e decaímos do topo do ranking para a 18ª posição, enquanto Pernambuco, Ceará e Piauí apresentaram grande avanço na qualidade da educação básica.

Outros sinais amarelos se acenderam. No ranking da inovação, em que ocupávamos a 2ª posição, caímos para a 4ª, agora atrás de RJ e RS. No índice Gini, que mede a distribuição das riquezas, o PR nos ultrapassou e alcançou o melhor resultado da região Sul.

Estes são alguns dos desafios postos ao governo do estado e aos nossos representantes nos Legislativos estadual e federal. Estamos convictos de que temos todas as condições de suplantar qualquer adversidade e colocamos a FIESC à disposição para contribuir na elaboração e execução das estratégias necessárias para fazer frente a essa realidade.  A história prova que temos todas as condições para isso, pois a alma empreendedora é o maior patrimônio do catarinense, que é exemplo de resiliência, coragem e protagonismo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito