Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sindivest celebra 45 anos de fundação 

Sindicato busca enaltecer e defender os direitos dos trabalhadores do setor
Por Redação Criciúma, SC, 26/06/2022 - 21:01 Atualizado em 27/06/2022 - 14:51
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criado com o objetivo de defender os direitos, valorizar o empreendedorismo e reconhecendo o trabalhador, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul Catarinense (Sindivest) celebra nesta segunda-feira (27), 45 anos de fundação.  

Mesmo depois de mais de quatro décadas, ainda é possível ver as conquistas buscadas e implementadas naquele primeiro encontro histórico, entusiasmado por Ernesto Bianchini Góes, com registros de Osmar Carlos Vogel. Ali, a entidade começava firmando-se numa diretoria de peso: presidida por Domício Vidal, tendo Venício Fabris, como secretário e Santos Longaretti, como tesoureiro. 

Nestes 45 anos, o Sindivest teve a contribuição de muitos empresários que se dedicaram a alavancar o setor. Muitos deles, também compuseram a diretoria do sindicato, como o presidente fundador, que até hoje continua atuante na diretoria, o empresário Diomício Vidal. Também outros nomes que deram sua grande contribuição e continuam ajudando a escrever a história de comprometimento: Adílio Ferreira dos Santos, Santos Longaretti, Roberto Benedet, Xandrus Galli e o atual presidente André Maurício Spader. 

"Os avanços conquistados até aqui só foram possíveis graças ao trabalho e dedicação dos empresários que tomaram para si o compromisso de elevar o segmento ao posto de maior empregador da região Sul", destaca o empresário Diomício Vidal. 

"Muitos processos, ações e desafios foram vencidos desde então. Mas o Sindicato nunca parou de se mover para defender os interesses do bom funcionamento da indústria do vestuário. Sempre preocupado tanto com pequenos empresários que começaram nos fundos da casa, até grandes empresas", ressalta o presidente do Sindivest, André Maurício Spader. 

O Sindicato possui atualmente mais de 50 empresas associadas da região Sul Catarinense, com abrangência nos 25 municípios das regiões da Amesc e Amrec, e demonstra um potencial enorme, tendo entre seus associados as mais diversas categorias e segmentos do setor do vestuário. "Conta ainda com empresários atuantes que se dedicam a participar da diretoria, analisando, estudando e buscando soluções para competitividade, manutenção e força do setor", destaca Spader.  

Segmento na região Sul 

O segmento possui 906 empresas na região, sendo 299 somente em Criciúma. De acordo com Observatório da Fiesc, o setor gera 14.902 mil empregos que correspondem a 19,50% das vagas na região Sul, sendo o 1º setor no ranking de empregos da região e também de Criciúma, e o que mais emprega mão de obra feminina, num percentual de 75%.  

O setor foi afetado principalmente nos primeiros meses da pandemia do coronavírus, de março a julho de 2020, em que a produção foi paralisada e muitas empresas precisaram cortar custos. Mas já no primeiro semestre de 2021 registrou saldo positivo com a criação de novos postos de trabalho no estado e no Sul catarinense com 15.511 mil e em Criciúma 5.217 mil, como aponta o Novo Caged 2021. Na exportação também tem papel atuante, sendo o 10º setor que mais exportou na região Sul catarinense, com 0,59% num total de $1,99 mi. Na importação também teve resultados igualmente significativos, ocupando o 8º lugar no ranking entre os setores que mais exportaram, registrando 2,38% o equivalente a $8,61 mi.  

Reconhecimento  

A prestação de serviços à classe que representa, reconhecimentos, premiações e certificações, como a categoria Ouro da Fiesc o selo Compliance, refletem a representatividade empresarial conquistada ao longo dos anos, sendo seus 45 anos fruto da maturidade desde o início valorizada, transformada em experiência e conhecimento que contribuem em toda a indústria. Atua ainda em câmaras da Fiesc e junto ao Núcleo de Moda da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).  

"Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas diariamente pelos empreendedores, seguimos buscando novas oportunidades e parcerias para o crescimento e competitividade de nossos associados e, consequentemente para o setor", reforça o presidente do Sindivest. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito