Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sescon Sul SC orienta sobre nova obrigação tributária

Empresas e pessoas que atuam com máquinas de cartão que realizam a retenção do Imposto de Renda precisarão enviar mensalmente informações sobre esses pagamentos
Por Redação Criciúma, SC, 06/10/2023 - 16:19 Atualizado em 06/10/2023 - 16:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Receita Federal implantou uma nova obrigação acessória através da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD‐REINF), módulo usado como complemento às informações do e-social. A partir deste mês, empresas e pessoas que realizam a retenção do imposto de renda precisarão entregar mensalmente informações sobre essas retenções.

Atento à novidade, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina, o Sescon Sul SC, realiza um movimento de orientação dos empresários e contadores. “É importante que os contadores acionem seus clientes a respeito da nova obrigação, assim como é fundamental que os clientes que ainda não foram abordados, questione seu contador sobre o tema”, alerta Alcebíades Da Rosa Schefer, presidente do Sescon Sul SC.

A partir de agora, os contribuintes deverão enviar aos contadores, no início de cada mês, documentos e informações que antes não eram exigidos a entrega mensalmente. “Notas fiscais de serviços contratados principalmente quando emitidas por prestadores de uma cidade diferente da dele; cópia de recibos de aluguel pagos naquele mês; relatório de taxas pagas às administradoras de cartões de crédito ou débito; valores transferidos para sócios a título de distribuição de lucros, além de despesas pessoais dos sócios pagas pelas empresas que também são consideradas lucros distribuídos, são as novas exigências”, resume Schefer.

As novas informações deverão ser enviadas sob pena de multa por omissão de informações ao fisco. Motivo que leva à entidade a se colocar à disposição dos seus sócios e da comunidade para mais respostas. O Sescon Sul SC está localizado na rua Antônio Cardoso de Aguiar, 315, b. Próspera, em Criciúma, anexo ao Sindicont Criciúma e Região, o WhatsApp da entidade é o 48 99918-6369.

Tags: sescon

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito