Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sarasul: Documentação já está na Polícia Civil

Serviço aeromédico vai atender os 45 municípios do sul, mas será inicialmente custeado pelas doze prefeituras da Amrec
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 12/08/2020 - 12:34
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vencida a primeira etapa burocrática em Criciúma - a aprovação do convênio na Câmara e a formatação de um acordo entre os prefeitos da região carbonífera para financiar a estrutura - o Serviço Aeromédico (Sarasul) avançou rumo à sua concretização. "Encaminhamos toda a documentação de Criciúma ontem para o comando da Polícia Civil. Estamos esperando o retorno do Estado para assinar o convênio entre os municípios e a Polícia Civil", informou o presidente da Câmara de Criciúma, vereador Tita Belloli.

Quando houver o aval para a formalização do convênio, a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) formatará a licitação para a contratação da equipe técnica que operará o Sarasul, que será composta por sete médicos e três enfermeiros. "A Amrec vai licitar, isso estará no termo de referência, e feitas as contratações esse pessoal deverá ser treinado e especializado, pois trata-se de um serviço de saúde diferenciado", referiu o vereador.

O custo do Sarasul, de aproximadamente R$ 65 mil, será rateado entre os doze municípios da Amrec. "Será uma divisão per capita, conforme o tamanho e a condição econômica de cada município", salientou. Mas isso não impedirá o Sarasul de atender os 45 municípios do sul, incluindo Amurel e Amesc. "Sim, o Sarasul vai atender de Imbituba a Passo de Torres, é uma condição do convênio. Optamos por fazer assim para agilizar o processo. Depois que o serviço entrar em funcionamento, vamos procurar os prefeitos da Amurel e Amesc para inclui-los no rateio, mas o serviço já estarão atendendo essas cidades também", referiu.

Em breve, nova sede

O Sarasul deverá entrar em operação ainda na atual sede do Serviço Aeropolicial (Saer), instalada na Vila Macarini, em Criciúma. "Sim, o Sarasul vai permanecer onde o Saer estiver. Na atual sede já há uma sala preparada", apontou Tita.

Mas isso vai mudar em breve. Estão avançadas as tratativas para o Saer ganhar sua nova sede, junto ao Parque dos Imigrantes, no Rio Maina. "Temos a emenda do deputado Daniel Freitas, de R$ 700 mil, para fazer a nova sede do Saer, no Parque dos Imigrantes. Os projetos estão praticamente prontos, já tem orçamento na prefeitura. Quando estiver tudo certo vamos construir a nova base. O terreno já está cedido para a prefeitura. Se a liberação da verba vier logo, a obra começa nesse ano ainda", contou o vereador. "Vai ficar muito funcional e bonito. Uma base bonita, que vai chamar a atenção e vai ajudar na segurança do parque e do Rio Maina também", completou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito