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Saiba como escolher a franquia adequada para você

O mentor Diego Castro explica o que considerar na hora de escolher uma franquia para investir

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 25/04/2023 - 17:07 Atualizado em 25/04/2023 - 17:19
Foto: Reprodução / Portal Franquias do Brasil
Foto: Reprodução / Portal Franquias do Brasil

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Investir em franquias é um caminho seguro e que aumenta as chances de sucesso de um negócio. Comparado a dados do Sebrae – que confirmam que cinco anos após criar um CNPJ, apenas 30% dos empreendedores sobrevivem –, empresas franquiadas têm uma taxa de êxito de 80%. Segundo o mentor, investidor e cofundador da franquia PremiaPão, Diego Castro, marcas que iniciam com franquia permanecem e tem resultados de sucesso.

Mas, afinal, como escolher a franquia adequada para você? Diego pontua cinco princípios que ele mesmo utiliza antes de escolher um modelo. Confira:

1º Qual o nicho/mercado que você gosta? 

Esse modelo de negócio tem feitio com o que você gosta, ou você está escolhendo só por dinheiro? A rentabilidade só vai acontecer se você realmente exercer o papel e amar o que está fazendo.

2º Análise do mercado 

Analise como estão as marcas dentro do mercado e perante a concorrência: ela está abrindo ou perdendo mais unidades? Não é sobre o tamanho, e sim sobre o crescimento que a empresa tem tido. Existe franquiadora que está muito grande, mas perdendo muitos franquiados.

3º Contatar franqueados da marca 

É importante entrar em contato com os franqueados da marca, porque a pessoa que está te vendendo, sempre vai vender a parte boa.

4º Evitar serviços que estão “na moda”

Quando se compra uma franquia, espera-se um tempo de retorno lucrativo de, em média, dois a três anos. Ou seja, não se deve escolher um negócio que vai decair nos próximos dez anos. Assim, você não corre o risco de o mercado negar aquele produto e ficar sem demanda.

5º Pesquisar por franqueados na região

Às vezes, a empresa já teve cinco unidades e não deu certo. Ter essa informação faz com que você tenha muito mais segurança na sua tomada de decisão.

“Esse são pilares cruciais que eu sempre olho para ver se faz sentido adaptar àquela franquia ou não”, conclui o especialista.

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