Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Queimaduras por águas-vivas têm alta de 70% na região

Cerca de 18 mil ocorrências foram registradas em 2023 nas praias de Passo de Torres a Balneário Rincão
Por Redação Criciúma, 06/02/2024 - 17:15 Atualizado em 06/02/2024 - 17:16

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O litoral sul catarinense registra um número alto de ocorrências relacionadas a queimaduras por águas-vivas. Do começo do ano até essa segunda-feira (5), cerca de 18 mil ocorrências de lesões por água-viva foram registradas nas praias de Balneário Rincão, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres, atendidas pelo 4° Batalhão dos Bombeiros Militar (4° BBM) de Criciúma. O aumento de quase 70% em relação ao mesmo período do ano passado.

Um dos principais alertas nas praias indicando o alto índice de águas-vivas é a bandeira lilás. "Essa bandeira, quando hasteada nos postos, é sinal que há ocorrência de água viva naquela praia, servindo de alerta para os banhistas", ressaltou o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.  

Nas últimas semanas a presença de caravelas-portuguesas vem chamando a atenção dos banhistas nas praias. Segundo a bióloga Daniela Bôlla, esses animais podem ser empurrados pelos ventos fortes para a costa durante os meses de primavera e verão, encalhando nas praias e causando acidentes. O aumento da temperatura da água também contribui para o maior aparecimento das caravelas.

Em caso de queimaduras, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) orienta procurar um posto de guarda vidas para receber melhores orientações e o atendimento inicial. "O indicado é não lavar com água doce, mas sim borrifar vinagre na lesão, neutralizando o efeito das toxinas e também evitar coçar a área atingida", reforçou o comandante do 4º BBM.

--

Colaboração: Edna Savi Schmitz

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito