Circula nas redes sociais imagens inusitadas de um poste “no meio da rua” na Avenida Estevão Emílio de Souza, no bairro Ceará, em Criciúma. A situação, além de incomum, também ganhou notoriedade por se encontrar no cruzamento com a Rua São Miguel do Oeste, o que tem dificultado o trajeto de alguns motoristas.
O caso foi ocasionado em decorrência do alargamento da estrada, que passa por obras da Prefeitura. Conforme mostram as imagens feitas pelo portal 4oito, a única sinalização presente no local é no próprio poste, rodeado de fita refletora laranja.
LEIA MAIS:
- Investimento milionário vai tirar do papel pavimentação de corredor turístico em SC
- Projeto propõe elevar trilhos em até sete metros em Criciúma
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Criciúma, responsável por alargar e pavimentar a avenida, além de instalar o calçamento, afirmou que placas de alerta serão instaladas na localidade para reforçar a atenção que os condutores devem ter ao trafegar pela intersecção das vias.
LEIA MAIS:
- Obras da Ponte de Ilhas iniciam até março, afirma prefeito de Araranguá
- Triplicação da BR-101 pode sair do papel antes do previsto em SC
Poste nem sempre esteve 'no meio da rua': entenda
Ao menos até 2017, a Avenida Estevão Emílio de Souza se prolongava da rótula próxima ao estacionamento do Parque das Nações até desembocar na Rua São Miguel do Oeste. Desde o primeiro semestre de 2025, trabalhos têm sido realizados para continuar a avenida após a via que leva o nome de um dos principais municípios do Oeste catarinense.
Foi nesse contexto que o poste, que uma vez sequer estava no encontro entre duas estradas, virou alvo de tumulto. Em nota, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) informou que está ciente da situação e que o deslocamento do equipamento já foi solicitado pela Prefeitura.
A distribuidora de energia também esclareceu que a ação está prevista no projeto do Binário 3 do município. “A obra encontra-se em fase de licitação por parte da Prefeitura, que é a responsável pela execução e pelo custeio do deslocamento do poste, conforme determina a legislação vigente”, acrescentou.
Realocamento do poste deve ocorrer no primeiro semestre de 2026
A Secretaria de Infraestrutura e Obras de Criciúma esclareceu que o poste ainda está no local porque os trabalhos seguem em fase de execução. Segundo a pasta, para os serviços prosseguirem é necessário a relocação da rede, serviço de responsabilidade da Celesc.
O Município ainda garantiu que “firmou acordo de rateio com a Celesc para viabilizar a mudança dos postes e está conduzindo os trâmites para execução”.
A assessoria de comunicação da distribuidora de energia afirmou que assim que o processo licitatório avançar e a obra for iniciada, “o poste será retirado do local e reposicionado conforme o novo traçado viário”.
A previsão de conclusão, de acordo com a Prefeitura, é para o primeiro semestre deste ano. Enquanto isso, o trecho exige atenção redobrada de quem transita pelo local.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!