Um caminhão quebrado no km 232 da BR-101, em Palhoça, nesta quarta-feira (28), gera filas na região e escancara um dos principais problemas logísticos de Santa Catarina: o Morro dos Cavalos. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o incidente afeta o trecho Norte da rodovia federal e provoca congestionamento.
A ocorrência reforça a vulnerabilidade de um dos pontos mais críticos da BR-101 em Santa Catarina, quando uma intercorrência como essa, seja acidente ou pane mecânica, é responsável por causar longas filas e prejuízos tanto ao transporte de cargas quanto ao deslocamento de motoristas. Assista:
LEIA MAIS SOBRE O MORRO DOS CAVALOS:
- Morro dos Cavalos: atualização de projeto prevê aumento bilionário no custo da obra
- Dois túneis e pista triplicada: obra no Morro dos Cavalos deve iniciar em até 12 meses
Morro dos Cavalos: solução custa R$ 2,5 bilhões e foi apresentada pelo ministro
Uma solução para o problema foi apresentada justamente nesta manhã, durante agenda do ministro dos Transportes, Renan Filho, no estado. Em até 12 meses, a construção de dois túneis com três pistas, em ambos os sentidos, devem ser iniciadas no trecho. O investimento está estimado em R$ 2,5 bilhões.
"É um dos investimentos mais esperados pela infraestrutura catarinense, a solução definitiva para as obras do Morro dos Cavalos, que é um trecho muito desafiador do ponto de vista da engenharia, desafiador também do ponto de vista ambiental e que precisa de investimento para garantir segurança para as pessoas, trafegabilidade e fluidez para o trânsito", pontuou o ministro.
Logo após o evento que formalizou a solução para o Morro dos Cavalos, às margens da própria BR-101, o ministro seguiu viagem de caminhão até o Extremo Sul do estado. O deslocamento antecede a vistoria às obras da BR-285, em Timbé do Sul, cuja entrega está prevista para fevereiro deste ano.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!