Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Possível Geoparque da Unesco irá beneficiar cidades do sul

Secretários de Santa Catarina e Rio Grande do Sul assinaram carta solicitando reconhecimento do Caminho dos Cânios
Por Redação Praia Grande - SC, 06/03/2018 - 16:21 Atualizado em 06/03/2018 - 16:23
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Caminho dos Cânions do Sul poderá se tornar Geoparque da Unesco, beneficiando Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande. Nesta terça-feira (6), o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo da Silva assinaram uma carta solicitando o reconhecimento por parte da entidade de nível mundial. O encontro foi realizado em Praia Grande.

A carta também foi assinada pelo prefeito de Torres e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminho dos Cânions do Sul, Carlos Alberto de Souza. O documento foi entregue ao representante e consultor da Unesco, professor José Patrício Melo, atual reitor da Universidade Regional do Cariri, na cidade de Crato (CE), região onde hoje está localizado o único geoparque reconhecido pela entidade no país.  

“Este é um momento histórico para esta região, para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até para o Brasil. Estamos sonhando juntos este sonho que vai virar realidade. Em breve, esta região vai falar outras línguas, porque este é um dos lugares mais lindos e únicos do mundo, com um dos maiores e mais belos cânions do planeta”, ressaltou Pavan.

O consultor da Unesco palestrou no evento sobre a importância e os benefícios com o reconhecimento do geoparque. Entre elas, a melhoria na geração de renda das pessoas e das instituições do território. “Para tanto é preciso unir gestoras locais e regionais para apoiar as estruturas na promoção e financiamento do projeto”, alertou, falando para um público de mais de 250 pessoas que lotaram o auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande. “Os geoparques são feitos pelas pessoas para as pessoas”, definiu.

Geoparques

Geoparques são áreas geográficas únicas e contínuas onde é promovida uma estratégia de desenvolvimento sustentável baseada principalmente na conservação e na promoção educativa e turística do patrimônio geológico.

Atualmente existem 127 geoparques da Unesco em 35 países, a maioria na Europa e Ásia. Na América Latina são apenas três: no México, no Uruguai e no Nordeste Brasileiro, o Geopark Araripe. A área aspirante a geoparque dos cânions é de 2.830 km² com mais de 73 mil habitantes de sete municípios catarinenses e gaúchos: Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande em Santa Catarina e Cambará do Sul, Mampituba e Torres no Rio Grande do Sul.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito