Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pós Latam, obras e pista ampliada são metas em Jaguaruna

Com a volta dos voos da companhia no dia 16, RDL e Estado trabalham para melhorar condições do aeroporto
Por Denis Luciano Jaguaruna, SC, 31/05/2019 - 15:25 Atualizado em 31/05/2019 - 15:32
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi vai ganhar melhorias em seu terminal de passageiros. "O Governo do Estado está fazendo uma licitação para recuperar o telhado que está com algumas goteiras", confirma o diretor comercial da RDL Aeroportos, André Constanzo. "Quando da instalação de para-raios, houve perfuração na laje, o que ocasionou goteiras", destaca, lembrando um problema recorrente dos dias de chuva.

Essa e outra melhoria passam a ser prioridades depois de superado o impasse das últimas semanas que envolveu a continuidade das operações da Latam no aeroporto. Resolvido o problema, a companhia retoma voos por Jaguaruna a partir do dia 16. "Os bilhetes estão sendo vendidos, os bombeiros estão trabalhando no terminal, atendendo os voos da Azul, tudo certo, tudo oficializado para o retorno da Latam", reforça Constanzo.

Uma pista maior

O próximo e maior investimento deve ser na ampliação da pista. Essa é ao menos a intenção de projeto recentemente elaborado pelo Governo do Estado. "O Estado está analisando a viabilidade de ampliar. O projeto está pronto, mas é preciso saber se haverá demanda no aeroporto dentro da sua real vocação inicial, de ser um terminal de cargas", observa. "O Governo Federal deve fazer um aporte para ajudar nesse investimento na pista", detalha o diretor.

A pista atual conta com 2,5 mil metros de comprimento e 30 metros de largura, e o projeto é para fazer chegar aos 3,4 mil metros de extensão com largura de 45 metros. "Temos espaço suficiente para isso", assegura.

Pista de Jaguaruna

Atual - 2,5 mil metros de comprimento por 30 metros de largura

Futura - 3,4 mil metros de comprimento por 45 metros de largura

A pista atual em Jaguaruna

Outra licitação que em breve será aberta é a do próprio terminal, já que o contrato com a RDL está próximo do fim. Em agosto, o novo certame para gestão do aeródromo será lançado pelo Governo do Estado. "A intenção da RDL é continuar em Jaguaruna", antecipou-se o diretor comercial.

A volta da Latam

A principal condição imposta pela Latam para retomar as operações em Jaguaruna, que foram suspensas na primeira quinzena de abril, era a manutenção de uma equipe técnica permanente do Corpo de Bombeiros, para atendimento em situações de risco. "Essa equipe já está no aeroporto faz 12 dias, estão à disposição. Em junho começa o treinamento para atualizar o certificado e preparar os novos bombeiros que irão fazer o curso e, no futuro, substituir esses que estão em Jaguaruna realocados de outras cidades", informa Constanzo. "Tudo isso para nos dar o suporte que a Anac exige, o mínimo de quatro bombeiros e três com necessidades de curso", completa.

O caminhão de bombeiros, que apresentou problemas técnicos que também motivaram a suspensão de voos, está em dia. "Aquele problema foi pontual, uma questão mecânica já solucionada", finaliza.

Atualmente a Azul mantém voos diários a partir do Regional Sul

Confira também:

Mesmo com bombeiros garantidos, Latam segue longe de Jaguaruna

Governador garante investimentos para Jaguaruna

Estado prepara licitação para nova gestão do Aeroporto de Jaguaruna

Voos da Latam suspensos até 1º de maio

Latam afirma que não vê segurança em Jaguaruna

Fim de semana sem voos em Jaguaruna

Aeroporto de Jaguaruna novamente com caminhão de bombeiros

Aeroporto de Jaguaruna pára por falta de bombeiros

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito