Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Operação investiga fraude em licitações do Samae de Blumenau

Em março de 2021, a empresa fez uma licitação para contratar especialista em roçada e limpeza geral
Por Giovana Bordignon Blumenau, SC, 05/09/2023 - 14:18 Atualizado em 05/09/2023 - 14:35
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 4ª DECOR – Delegacia Especializada em Combate à Corrupção – deflagrou a Operação Limpeza Geral para desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes à licitação e desvio de dinheiro público em prejuízo do Samae de Blumenau. Em março de 2021, a instituição fez uma licitação para contratar uma empresa especializada em roçada e limpeza geral de áreas externas dos seus imóveis.

A investigação aponta que houve fraude ao caráter competitivo da licitação, porque três empresas em conluio impediram a participação dos outros concorrentes e direcionaram o procedimento para a empresa vencedora. Após vencida a licitação, essa empresa superfaturou os serviços de roçada e limpeza geral, informando metragens que chegaram a superar até o triplo do tamanho do imóvel (caso do “Reservatório Araranguá” – Bairro Garcia).

A Polícia Civil estima que a empresa lucrou, de forma ilícita, cerca de R$ 100 mil ao mês. Ao longo da operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão domiciliar. A polícia procedeu com o sequestro de veículos e imóveis no valor aproximado de R$ 1,5 milhão. A justiça determinou o afastamento cautelar de três servidores públicos, incluindo o diretor presidente do Samae.

Participaram da Operação as Unidades da Divisão Estadual de Investigação Criminal – DEIC, da Coordenadoria das Delegacias de Combate à Corrupção – CECOR/DEIC, bem como da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com cerca de 70 policiais civis, além de policiais das delegacias da região.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito