Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Morro da Fumaça terá câmeras em escolas e ônibus

Videomonitoramento visa oferecer mais segurança aos alunos e coibir delitos
Por Redação Criciúma, 10/03/2024 - 06:27
Fotos: Daiana Carvalho/Prefeitura de Morro da Fumaça
Fotos: Daiana Carvalho/Prefeitura de Morro da Fumaça

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O período de permanência dos estudantes da rede municipal de ensino de Morro da Fumaça nas unidades escolares e nos ônibus agora tem novos elementos de segurança. A Secretaria de Educação começou a instalar uma rede de videomonitoramento em todas as unidades de ensino e veículos da frota municipal escolar.

O investimento é de aproximadamente R$ 100 mil, provenientes de recursos próprios da Prefeitura. "As câmeras se tornaram importantes ferramentas para a garantia e promoção da segurança das pessoas. Pensando nisso, executamos esse projeto. Com as câmeras será possível fazer um acompanhamento mais apurado, desde o momento que a criança pega o transporte para vir à escola, bem como a permanência dela durante o estudo e a volta para casa", pontua o prefeito em exercício, Eduardo Sartor Guollo.

Ao todo, foram adquiridas 136 câmeras que serão instaladas nos ônibus, nas escolas, nos centros de educação infantil (CEIs) e na Escola Profissional. "Cada ônibus será equipado com quatro câmeras em pontos estratégicos, uma direcionada ao embarque e desembarque, duas na parte correspondente aos acentos e a quarta voltada ao motorista. Nas escolas, além da câmera que já existe na parte externa de cada unidade, serão instaladas mais oito", detalha a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.

Menos vandalismo e furtos

Segundo ela, a medida também deve ajudar a prevenir arrombamentos. "Somente nestes primeiros dias do ano, já tivemos quatro invasões em escolas, eles quebram as coisas para conseguir adentrar, provocam diversas depredações deliberadas, consomem os itens da merenda escolar, roubam alimentos e utensílios. O videomonitoramento, aliado ao sistema de alarme instalado em toda a rede há três anos, também deve nos ajudar a coibir esse tipo de delito", relata.

O sistema de videomonitoramento terá diversos pontos de acompanhamento em tempo real. Cada escola terá duas formas de verificação: no computador e por meio de aplicativo de celular. Além destes, outro ponto de checagem será montado no setor de transporte de alunos. "O serviço vai impactar muito a nossa rotina, será possível acompanhar mais de perto toda a rotina escolar e coibir práticas indesejadas. O sistema também vai facilitar o registro de imagens, algo fundamental em determinadas circunstâncias", salienta, Geovane Teixeira Hermenegildo, coordenador da frota do transporte escolar.

A conclusão do processo de implantação do sistema de videomonitoramento está previsto para ocorrer dentro do prazo de 30 dias. 

--

Colaboração: Daiana Carvalho

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito