Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Milhares de crianças estão fora da escola em SC, aponta relatório

São cerca de 10 mil crianças, entre 4 e 5 anos, que não estão matriculadas, embora a obrigação legal
Por Redação Florianópolis, SC, 26/08/2020 - 21:34
Deputada Luciane Carminatti, do PT / Divulgação
Deputada Luciane Carminatti, do PT / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cerca de 10 mil crianças de 4 a 5 anos fora da pré-escola, ainda que as matrículas sejam obrigatórias. Esta é a realidade apontada pelo novo relatório da Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação, divulgado nesta semana. O documento de 72 páginas traz a performance do poder público no cumprimento das 19 metas estabelecidas em 2015 para alcance até 2024, que têm força de lei. Os dados analisados são de 2018. 

O diagnóstico aponta ainda que faltam pelo menos 2,2 mil vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos; mais de 15 mil crianças de 6 a 14 anos não frequentaram o Ensino Fundamental em 2018 e, pior ainda, mais de 15 mil adolescentes de 15 a 17 anos não frequentaram a escola; outros 58 mil ainda não haviam chegado ao Ensino Médio, nem concluído a Educação Básica. 

A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação da Alesc e integrante da comissão responsável pelo relatório, denuncia o resultado da meta relacionada à educação em tempo integral.  “O relatório apontou que ao invés de aumentar, o número de matrículas nesta modalidade está diminuindo ao longo dos anos. O governo está cortando vagas em tempo integral para conseguir receber todos os alunos, e ainda vêm dizer que não está contratando mais professores efetivos porque a demanda tem diminuído, argumento que o relatório mais uma vez desmascara”, alega. 

No que diz respeito à valorização dos profissionais da educação e plano de carreira, a avaliação apontou que 20% dos municípios catarinenses ainda não implantaram o piso salarial do magistério em lei municipal e 30% ainda não paga a hora-atividade, o que impede professores de terem tempo fora da sala de aula para preparar as aulas e se debruçar sobre o processo de aprendizagem de seus alunos.

A deputada ainda chama a atenção para a meta relacionada ao financiamento da educação. “Sabemos o quanto ela depende das políticas federais, mas o governo estadual também tem um dever de casa urgente pra fazer que é vincular as metas do Plano Estadual de Educação ao Orçamento Estadual e garantir a aplicação de no mínimo 25% desse orçamento no setor, sem um real a menos e sem manobras para escapar do Tribunal de Contas”, destaca.

“Entendo que estamos passando por um momento atípico, sendo forçados a rever até os critérios mínimos como o cumprimento dos 200 dias letivos por causa da pandemia, mas nossa responsabilidade com a Educação nos convoca a dar atenção ao relatório divulgado agora e, mais do que isso, a assumir tarefas para cumprirmos a lei até 2024”, finaliza. 

A Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação é formada pela Assembleia Legislativa, através da Comissão de Educação presidida pela deputada Luciane Carminatti (PT), pelos Conselhos e pelos Fóruns de Educação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito