Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 30 mil multas em Criciúma em 2020

Vereador que fez o levantamento calcula que mais de R$ 50 milhões foram arrecadados desde 2017
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 10/03/2020 - 15:12 Atualizado em 10/03/2020 - 16:04
Agente de trânsito nesta tarde na Centenário / Foto: Denis Luciano / 4oito
Agente de trânsito nesta tarde na Centenário / Foto: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Levantamento realizado pelo vereador Ademir Honorato (MDB), junto ao Diário Oficial do Município (DOM), aponta que mais de 30 mil multas já foram aplicadas neste ano na cidade. Ainda segundo estudo do parlamentar, isso equivale a cerca de R$ 50 milhões arrecadados desde 2017.

Para esclarecer a situação, Honorato apresentará, na semana que vem, Requerimento que solicita a quantidade de multas aplicadas desde 2017, mês a mês e também o valor total. “Tenho o costume de sempre acompanhar o Diário Oficial, e digo que todo cidadão poderia fazer isso também, e percebi que o número de multas aumentou consideravelmente. Algumas pessoas comentam que o tempo do sinal amarelo é menor e que quando o motorista vai passar, fica vermelho, aplicando assim a multa”, comenta.

Agora, o vereador busca as informações oficiais do Município para que o assunto seja esclarecido. “A população fala que às vezes não fica um segundo no amarelo, daí não dá tempo de passar mesmo”, pontua.

A manifestação do vereador foi repercutida na manhã desta terça-feira, 10, no programa Agora, da Rádio Som Maior, que tratou sobre trânsito. A existência de uma possível "indústria da multa" foi rebatida pelo gerente de operações da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), Paulo Borges. "Entre 2017 e 2018, em 18 meses, agentes de trânsito registraram 7,8 mil infrações, a PM registrou 13 mil e o sistema eletrônico registrou 113 mil. Onde está a indústria?", questionou. "Querem falar em indústria de multa? É indústria de infrator", completou.

Confira também - Agora: Milhares de multas e infrações de trânsito na pauta

Informações sobre semáforos

Já na sessão desta terça-feira, 10, o vereador apresentar o Requerimento nº 55/2020, que busca esclarecimentos sobre os semáforos da cidade. Entre os questionamentos está qual ou quais as empresas que emitem os laudos e realizam as aferições nos equipamentos, qual a frequência em que são realizadas essas aferições nestes semáforos, se existe margem de segurança/tolerância (segundos) para o registro a infração nos semáforos. Caso exista, Honorato busca saber qual seria essa margem de segurança. Para finalizar, ele pede relatório com laudos técnicos de instalação e aferições realizadas de 2018 até hoje.

As informações solicitadas pelo vereador:

Requerimento nº 55/2020

Autor: Ademir José Honorato

Envio de expediente ao Prefeito Municipal, solicitando as seguintes informações:

1.Qual ou quais empresas emitem os laudos e realizam as aferições nos semáforos de Criciúma?
2. Qual a frequência em que é realizada aferições nestes semáforos?
3. Existe margem de segurança/tolerância (segundos), para o registro a infração nos semáforos?
Se existe, qual essa margem de segurança/tolerância? 
Enviar, ainda, relatório com laudos técnicos de instalação e aferições realizadas de 2018 até hoje.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito