Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Legislativo de Urussanga pode cassar prefeito nesta quarta-feira

Seis votos favoráveis, entre nove vereadores, são necessários para confirmar a cassação
Por Stefanie Machado Urussanga, SC, 09/08/2022 - 11:25 Atualizado em 09/08/2022 - 11:27
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Sessão Extraordinária que pode cassar o mandato do prefeito de Urussanga, Luiz Gustavo Cancellier, está marcada para esta quarta-feira (10), às 9h, na Câmara de Vereadores. A data foi confirmada pela presidência do Legislativo. Para a cassação, são necessários dois terços dos votos a favor, isto é, seis entre os nove vereadores.

O julgamento deve seguir as diretrizes do Decreto 201/67, chamado de Lei dos Prefeitos, com a apresentação do relatório da Comissão de Investigação Parlamentar (CIP), manifestação da defesa e votação. "Cada vereador, se desejar, tem 15 minutos para se manifestar. A defesa tem até duas horas. As acusações, se tiverem que ler alguma parte do processo em destaque, podem fazer esse pedido", explica o presidente do Legislativo de Urussanga, Elson Roberto.

"Na Casa Legislativa, só é permitida a presença das partes, advogados de defesa, vereadores, pessoas interessadas diretamente ao processo e a imprensa. Não será aberto ao público", informa.

Caso seja confirmada a cassação do prefeito, a decisão deve ser comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), que dará os encaminhamentos necessários ao afastamento.

Entenda o caso

O pedido de cassação do prefeito é decorrente da Operação Benedetta, desencadeada pela Polícia Federal (PF) em maio de 2021. As investigações, ainda em andamento, apontaram improbidade administrativa. À época, o fato resultou no afastamento do chefe do Executivo, que retornou ao cargo em 15 de junho deste ano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito