Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Legislativo de Criciúma solicita estudo sobre viabilidade do retorno da Guarda Municipal

Requerimento foi encaminhado ao Executivo
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 29/11/2022 - 08:39 Atualizado em 29/11/2022 - 08:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os vereadores de Criciúma aprovaram por unanimidade, durante sessão ordinária desta segunda-feira (28), o envio de um requerimento (712/2022) ao Executivo a respeito da recriação da Guarda Civil Municipal. O pedido sugere um estudo de viabilidade e também do impacto financeiro para o projeto. 

O requerimento é de autoria de Salésio Lima (PSD) e Marcio Daros da Luz (PSDB). O debate sobre o assunto surgiu durante a Audiência Pública sobre segurança em Criciúma, que ocorreu no dia 17 deste mês. Agora, o Executivo tem até 30 dias para dar um retorno sobre a proposta. 

LEIA TAMBÉM:

A Guarda Municipal existia na cidade há aproximadamente oito anos, quando foi revogada pelos vereadores em exercício no ano de 2017. Júlio Kaminski (PP), inclusive, foi um dos parlamentares que participou da votação à época e hoje apoia o retorno do projeto. 

"Naquela ocasião deixamos de manter a guarda por vários fatores, porque não estava funcionando adequadamente naquele modelo. Houve a revogação da lei e realocação daqueles profissionais para outras áreas", relembra. "Por que não avaliar o quanto isso representa na vida das pessoas a retomada da guarda em um modelo totalmente diferente daquele, muito mais estruturado e responsável", questiona Kaminski.

Aumento do efetivo

Outro tema que foi abordado na Audiência Pública, e levado posteriormente à Câmara, é o baixo efetivo policial. Os parlamentares também questionaram o governo do estado sobre a possibilidade de aumento, em caráter de urgência, do efetivo das polícias civil e militar no Município. 

A justificativa é que as equipes estão defasadas, em especial, quando comparado às décadas anteriores. Outro motivo é que a população teve um aumento considerável neste período, o que também gerou maior número de roubos e furtos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito