Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Justiça mantém decisão para que Urussanga demita mais de 200 servidores

Prefeitura apresentou recurso, que foi negado na maior parte pelo juiz
Por Renan Medeiros 13/03/2024 - 15:53 Atualizado em 13/03/2024 - 16:14

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Prefeitura de Urussanga apresentou recurso contra uma decisão de fevereiro do juiz Roque Lopedote, 2ª Vara da Comarca de Urussanga, que obriga o Município a demitir mais de 200 servidores contratados de maneira irregular. O magistrado, no entanto, rejeitou a maior parte da argumentação da administração municipal e manteve a obrigação, apenas excluindo da lista quatro servidores comissionados.

O recurso apresentado pelo Município foi um embargo de declaração, usado no sistema jurídico quando uma das partes entende que a decisão do juiz ficou confusa, contraditória, ou deixou de falar sobre algum ponto importante. Em tese, não serve para mudar a decisão, mas sim para pedir que o juiz a esclareça, corrija ou complete.

Nesse caso, a Prefeitura elencou uma série de motivos pelos quais, segundo a administração municipal, seria impossível cumprir a decisão nos prazos estabelecidos, de 30 a 90 dias.

Argumentos do Município

Entre os pontos, estão os custos que as demissões impõem ao Município, a dificuldade em encontrar profissionais qualificados para substituir, os obstáculos impostos pelo sistema de informática da empresa responsável, a impossibilidade de prestar informações semanais à Justiça, como mandava a decisão. O Município também alegou que não caberia multa diária pessoal em caso de descumprimento.

O juiz afastou todas essas justificativas. Na avaliação dele, o preparo dos novos servidores aprovados em concurso público é obtido com o decorrer do tempo. O magistrado também explicou que o sistema pode ser alterado para possibilitar as demissões. Sobre a “impossibilidade” de prestar informações semanais, o juiz avaliou que o Município não comprovou essa alegação. A respeito da multa, Lopedote observou que esse ponto da decisão não pode ser mudado por um embargo de declaração.

O único ponto em que o juiz reconheceu um erro na decisão foi no que diz respeito a quatro servidores comissionados, que são de livre nomeação do prefeito e, portanto, não foram contratados de forma irregular.

E agora?

Além de reafirmar a necessidade de demissão dos servidores irregulares, o juiz estabeleceu um prazo de cinco dias para que o prefeito Luis Gustavo Cancellier (PP) apresente um relatório detalhado sobre as ações tomadas em cumprimento à decisão judicial.

O Ministério Público, autor da ação, frisou que há dois concursos homologados e em vigor com candidatos aprovados esperando para serem convocados para nomeação, mas o Município continua contratando diretamente, sem qualquer tipo de processo seletivo, para os mesmos cargos.

A empresa de informática responsável pelo sistema da prefeitura foi intimada a prestar esclarecimentos sobre as alegações feitas pelo Município.

Veja a íntegra da decisão:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito