Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Estes são os cinco vilarejos que fazem parte de Cinque Terre, no sentido norte-sul, um local paradisíaco da Liguria. Visitamos a região partindo de Milão de carro, após uma confraternização com os amigos do Giro Alpino nos Navigli, bairro boêmio da capital da Lombardia.
Partindo de Milão visitamos o Serravalle Designer Outlet – o maior da Europa - e continuamos a viagem até Sestri Levante, uma bela e pacata cidade ainda livre da horda que invade os destinos turísticos mais conhecidos da Itália. Pernoitamos por duas noites em Sestri Levante e visitamos o seu centro histórico, com duas baías que lembram Zimbros e Mariscal, em Bombinhas.
Na manhã seguinte deixamos o carro na estação e fomos de trem até Levanto, a porta de entrada para Cinque Terre. O passe regional “Cinque Terre Treno MS Card” é a melhor maneira de se conhecer a região, incluindo também as cidades de Levanto e La Spezia. O passe é válido por 1 dia, com viagens ilimitadas. O preço para adultos é variável, entre 18,50 e 35,00 euros, dependendo da idade e temporada. Crianças têm desconto.
No percurso pudemos contemplar a maravilhosa paisagem nos espaços entre os diversos túneis. Visitamos todas as cidades, com exceção de Corniglia, a única que não se localiza à beira-mar.
Passamos por Monterosso e Vernazza, a mais bela das cinco. Em seguida visitamos Riomaggiore e retornamos de barco até Manarola, continuando de trem a Sestri Levante. Um dia maravilhoso, com paisagens de tirar o fôlego.
Na manhã seguinte atravessamos os Apeninos por estrada sinuosas e participamos do “Festival del Prosciutto” em Langhirano, famosa pela qualidade de seus produtos. Também incluído nas opções gastronômicas o Parmigiano Reggiano, o Salame di Felino e o Culatello di Zibello, que fazem a fama da província de Parma, a capital gastronômica da Itália.
Fechamos o dia com chave de ouro visitando o Museu da Ferrari em Maranello antes do retorno a Milão, onde encontramos os outros participantes do grupo, que preferiram ir ao GP de F1 em Monza.
Destaques
-
I Navigli, em Milão
-
A Baía do Silêncio e a Baía das Fadas, em Sestri Levante
-
A viagem de trem e o passeio de barco em Cinque Terre
-
O Castello Doria em Vernazza
-
A Via dell’Amore, entre Riomaggiore e Manarola, considerada a trilha mais romântica do mundo
-
A alta gastronomia de Parma
-
A experiência de dirigir uma Ferrari em Maranello
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!