Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Julio Colombo realiza balanço do mandato como presidente

Vereador destaca economia e transparência ao longo dos dois anos
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 26/12/2018 - 17:28Atualizado em 26/12/2018 - 17:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O vereador Julio Colombo (PSB) encerra sua passagem no cargo de presidente do Legislativo criciumense, no dia 31 de dezembro. E, nesses dois anos, ele destacou as ações realizadas ao lado dos colegas vereadores.

Ao assumir o controle da Câmara, em 2017, um dos compromissos foi o zelo com o dinheiro público e, pretendia, ao lado dos parlamentares, devolver, ao Município, em torno de R$ 10 milhões, isso numa previsão para quatro anos. A meta, porém, foi superada e alcançada nos dois anos presididos por ele. "Esse foi um compromisso assumido pela nossa mesa diretora e nós ficamos felizes em termos atingido essa meta, com devoluções diretas e indiretas", disse o vereador.

Conforme o presidente, a conquista se deu pelo corte de gastos em todos os setores. "Nós conseguimos esse valor porque pela primeira vez na história da Câmara de Vereadores nós baixamos salários de assessores, diretores, reduzimos todas as nossas despesas administrativas e, com o engajamento de todos os servidores, esse foi o resultado", afirmou.

O vereador lembrou ainda que o custo com as despesas da Casa, não alterou desde 2016, apesar dos índices inflacionários. "Conseguimos manter a mesma despesa em dois anos e, com o aumento da arrecadação do Município, nós conseguimos acrescer nossa devolução, segurando nossas despesas", pontuou.

Inovação e transparência

Outra pauta assumida pelo vereador foi em relação à transparência do Legislativo com a comunidade. No mandato do vereador, ocorreu a alteração no horário das sessões de 19h para as 17h. A ação gerou mais economia proporcionando menor uso de energia elétrica, diminuição de hora extra com funcionários, entre outras economias diretas e indiretas.

Desde 2017, todas as Sessões do Legislativo são transmitidas ao vivo no Facebook da Câmara com tradução em libras, visando ainda mais à acessibilidade.

Outra ação implantada no mandato foi o Portal da Transparência Legislativa. O espaço reúne todas as informações do dia a dia dos parlamentares. Os cidadãos podem acompanhar todos os projetos discutidos, requerimentos, moções de aplauso, além do voto e frequência dos vereadores nas Sessões.

O portal é o único em Santa Catarina que foca na transparência de todos os processos legislativos, dados e processos parlamentares.

Nos dois anos de mandato, o vereador esteve no comando de 312 Sessões onde foram discutidos 846 projetos, 815 requerimentos e 2.017 indicações.