Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jardineiro confessa ter matado idosa em Criciúma

Criminoso alegou que a mulher teria o ameaçado com uma faca; Polícia Civil descarta possibilidade
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 08/12/2023 - 16:01 Atualizado em 08/12/2023 - 16:54
Foto: Giovana Bordignon/4oito
Foto: Giovana Bordignon/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O criminoso responsável pelo assassinato de Janete Casagrande Favaro, de 66 anos, foi encontrado em casa na madrugada desta sexta-feira (9), no bairro São Defende, em Criciúma. Após insistência da Polícia Civil, ele confessou o crime. Homicídio aconteceu na noite desta quinta-feira (7), no bairro Santa Catarina.

Foto: Giovana Bordignon/4oito

Segundo o delegado da Polícia Civil responsável pelo caso, João Westphal, o assassino justificou o crime dizendo que a idosa teria o ameaçado com uma faca. Ele era contratado quinzenalmente para realizar os serviços de jardinagem. No local, o corpo foi encontrado próximo a uma edícula da residência, o instrumento do crime estava molhado e haviam respingos de sangue em uma pia próxima.

A vítima morreu após sofrer vários golpes na cabeça, apesar disso, o jardineiro alegou ter batido apenas duas vezes. Ninguém pôde testemunhar o fato e nenhuma câmera de segurança nas redondezas facilitou a investigação.

Filha da vítima estava em casa no momento do crime

A filha da vítima trabalhava em um dos cômodos da casa quando o crime aconteceu – por volta das 17h de quinta. Ela sentiu falta da mãe, mas não se preocupou de imediato. Por volta das 17h20, percebeu um vulto dentro de casa e se assustou. Ao olhar pela janela, viu um homem de camiseta verde correndo. De imediato, ela fechou a casa e começou a ligar para familiares.

Jardineiro é encontrado de madrugada em sua residência

O criminoso, um homem de 35 anos, não foi direto para casa após o cometimento do crime. Por volta da 1h, já na madrugada de sexta, a Polícia Civil o encontrou em sua residência, no bairro São Defende. Algumas roupas molhadas no varal chamaram a atenção dos agentes e foram apreendidas mais tarde.

Ao atender os policiais, o homem se adiantou em dizer “eu não fiz nada”, antes mesmo de ser questionado. Ele foi levado à delegacia e confessou o crime. Segundo a mulher do criminoso, ele é uma pessoa muito agressiva e chegou em casa agitado com pressa para lavar as roupas. A polícia afirmou que ele possui passagens policiais por porte de simulacro de arma de fogo e outros delitos.

Inquérito será concluído em dez dias

Ainda conforme o delegado João, o inquérito deve ser concluído em um prazo máximo de dez dias. A versão de legítima defesa já está absolutamente desconstruída. A condenação se dá por homicídio consumado, com duas qualificadoras: motivo fútil e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima. O acusado está recolhido no Presídio Santa Augusta e passa por ocorrência de custódia nesta tarde.

“Essa fase de imputabilidade ou não cabe às autoridades. Ontem, no interrogatório, nós fizemos algumas perguntas e ele afirmou seguramente e resguardado de seus direitos que ele não toma nenhum remédio e estava consciente de tudo que estava fazendo. Então, em eventual tese de ele não ter consciência e agir de acordo com aquilo, acredito que não prospera”, explicou o delegado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito