Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

IGP-M, IPCA e INCC? Entenda como se aplicam essas siglas no cotidiano do brasileiro (VÍDEO)

Comuns no noticiário, os índices representam variações, como inflação e produtividade
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 03/11/2023 - 15:34 Atualizado em 03/11/2023 - 15:42
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A economia brasileira ainda é confusa para alguns dos habitantes do país. Quem acompanha o noticiário já deve ter se deparado com siglas como IGP-M, IPCA e INCC. Elas representam índices econômicos (ou de preços), que tem o objetivo de apresentar, de maneira objetiva, variações como inflação e produtividade.

O coordenador dos Índices de Preços da FGV (Fundação Getúlio Vargas), André Braz, frisa que o processo por trás dos índices é ainda mais trabalhoso. “Não é só um ‘númerozinho’, é um baita trabalho para a gente resumir tudo naquele número que faz parte da manchete do jornal”, ressalta.

Assista a entrevista completa com André Braz no programa 60 Minutos:

[texto continua após o vídeo]

A FGV não é uma instituição oficial, mas assumiu essa posição antes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ter sua estrutura para apuração de inflação. “Hoje, temos o IBGE como o instituto oficial, então, IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice oficial de inflação do nosso país”, explica o coordenador.

Por isso, a fundação serve como um apoio, medindo não só a inflação do consumidor, mas da indústria, agronegócio e construção civil. O IGP-M é calculado mensalmente pelo FGV, sendo um dos índices mais tradicionais, que mede a inflação desde os preços pagos no atacado até o valor pago pelo consumidor final, abrangendo a variação de preços de bens e serviços diversos.

“Dentro do IGP, temos o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que mede exclusivamente a inflação da família”, frisa Braz. “O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), também um componente do IGP, mede a inflação na indústria de construção de habitações residenciais. Ali, a gente vê o comportamento dos materiais, dos serviços e da mão de obra envolvida na construção de residências”, completa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito