Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Homicídios caem 19,8% em Santa Catarina

Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública aponta queda na criminalidade
Por Bruna Borges Criciúma, 23/11/2018 - 06:49
Julio Cavalheiro/Secom
Julio Cavalheiro/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina divulgou um balanço dos índices de violência no estado em 2018 e destacou o que chamou de “inversão da curva da criminalidade”. Segundo os dados coletados até o último dia 19, em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda nos homicídios foi de 19,8%.

Outro crime que também diminuiu foi o de roubo, representando uma redução de 33% no intervalo. Já os latrocínios – roubos seguidos de morte – caíram 32%. A troca de comando nos cargos de chefia e a estratégia adotada foram os motivos apontados no relatório como cruciais para a queda nos índices. 

“Em decorrência das ações que foram planejadas e com um trabalho muito grande de inteligência, nós conseguimos fazer a integração das operações. Não existe mais a operação pela operação. Cada uma faz parte de um conjunto que busca determinados resultados. É isso que nós temos alcançado com esses índices de sucesso”, diz o secretário da pasta, Alceu de Oliveira Pinto Júnior. 

Operações integradas

A integração entre as polícias para a realização de certas operações também foi indicada como peça importante na segurança pública do estado. Uma das operações com esse intuito foi intitulada “Sufoco”. 

“A estratégia do Sufoco foi onde nós interagimos e nos integramos com a Polícia Civil na busca de lideranças do crime organizado, paióis de armas e nas grandes apreensões de droga. Tudo isso com o objetivo de descapitalizar esses criminosos e as suas quadrilhas”, relata o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes. 

Planejamento a longo prazo

Além das ações já realizadas, a Secretaria destaca o Plano Estadual de Segurança, que prevê políticas que serão colocadas em prática até o ano de 2028. 

 “Essas estratégias continuadas, que já dão resultado nesse período de governo, poderão ser replicadas nos anos seguintes, diminuindo ainda mais os índices e mantendo os outros em patamares aceitáveis”, afirma Pinto Júnior. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito