Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Festa junina proporciona aprendizado pedagógico em Turvo

Todas as escolas da rede municipal participaram de um projeto voltado ao tema
Por Redação Turvo, SC, 02/07/2022 - 13:27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Festa Junina constitui a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros e, são, em sua essência, multiculturais. Todas as escolas, prés e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de educação de Turvo realizaram um projeto voltado ao tema.

O projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico e cultural, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levam ao aluno ao conhecimento da origem da festa, conhecendo seus símbolos e seus valores.

A diretora do Centro de Educação Integral (CEI) Professora Maria Das Dores Cordeiro Angeloni, Silvia Rosane Salvaro, observa que entre os objetivos da temática junina é possível conhecer as características da festa junina valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo. “Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e tradições dessa festa tão popular no Brasil”.

Silvia conta que a escola desenvolveu o projeto, juntamente com professores do ensino regular e do projeto Integral, sendo abordados diversos temas relacionados a tradição junina dentro de cada disciplina: matemática, língua portuguesa, xadrez, música, dança, teatro, artes e meio ambiente e jogos e brincadeiras.

A diretora da EJA, Idaiane Castanha, conta que fizeram dentre as ações um projeto relacionado a reciclagem, e com a venda dos itens no projeto Separe na Feira da Agricultura Familiar,  fizeram aquisição de brindes para um bingão junino.

A secretária de Educação, prof.ª dr.ª Elizete Maria Possamai Ribeiro, pontua que o trabalho desenvolvido na rede municipal propicia questões de estudo como a origem da festa junina; desenvolvimento da linguagem oral, corporal e raciocínio lógico; desenvolvimento da imaginação e da criatividade através de produção de textos; exploração da leitura e interpretação através de textos informativos, músicas e poesias relacionadas à festa junina; confecção de enfeites com materiais recicláveis ou não para a decoração da escola e resolução de exercícios envolvendo as operações matemáticas. “São inúmeras as possibilidades pedagógicas que a festa junina acarreta e nossas escolas e creches souberam desenvolver projetos maravilhosos”.

O prefeito, Sandro Cirimbelli, parabeniza ao empenho dos educadores e a participação de estudantes e suas famílias nesta união em prol do aprendizado.

O trabalho em sala culminou com  festas culturais com apresentações de danças da Festa Junina, exposição dos trabalhos realizados e degustação de comidas típicas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito