Um exemplar de elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi registrado pela equipe da Educamar na manhã desta segunda-feira (15), durante ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP).
Após avaliação veterinária, foi constatado que o animal está em boas condições físicas e utiliza a faixa de areia apenas como ponto de repouso.
LEIA MAIS:
- Menor felino do Brasil é registrado em parque ecológico de SC
- Duas feiras de adoção serão realizadas neste sábado em Criciúma
- Saltos, surf e muita sintonia: golfinhos brincam de “pega-pega” e aproveitam as águas catarinenses
O visitante é um macho subadulto, com aproximadamente cinco metros de comprimento, já conhecido pelos pesquisadores. Em 2019, durante o período de troca de pelagem em Kelp Point, nas Ilhas Falkland/Malvinas, ele recebeu uma marca de identificação com o número 5479, instalada pelo pesquisador Filippo Galimberti.
Animal já havia passado pela região
O mesmo elefante-marinho já havia sido visto pela equipe da Educamar em agosto de 2025, na Praia da Barra Velha, em Araranguá. Na época, enquanto descansava na areia, ele foi incomodado por pessoas que usaram som alto, luzes e veículos para se aproximar do animal, fazendo com que voltasse ao mar. Alguns dias depois, ele foi novamente avistado em Passo de Torres.
Caso resultou em multa e processo criminal
A ação resultou em multa aplicada pelo Ibama a um dos envolvidos. Segundo o órgão ambiental, o homem perseguiu e perturbou o elefante-marinho durante sua passagem pelo litoral. Além da penalidade administrativa, ele também responde criminalmente pelo caso.
Segundo a coordenadora do PMP-BP na Educamar, a bióloga Suelen Santos, a nova passagem do animal pelo litoral catarinense evidencia a relevância das praias da região como áreas de parada para a espécie.
“Esse retorno reforça a importância do nosso litoral como local de descanso e deslocamento para os elefantes-marinhos. Pedimos que as pessoas respeitem o espaço do animal, mantenham distância e evitem qualquer tipo de aproximação, para que ele possa seguir sua migração sem sofrer estresse”, destaca.
Orientações para a população
Ao encontrar um pinípede na praia:
- Mantenha distância;
- Afaste cães e curiosos do local;
- Não ofereça alimentos;
- Não tente conduzir o animal de volta ao mar;
- Entre em contato com a Educamar pelo telefone 0800 641 5665.
Perturbar animais silvestres é crime.
Espécie utiliza praias para descanso
Pinípedes, como elefantes-marinhos, lobos-marinhos, leões-marinhos e focas, costumam utilizar praias e costões rochosos como áreas de descanso durante longas viagens. Por isso, podem permanecer vários dias em um mesmo ponto enquanto recuperam energia.
Originário das regiões frias da Patagônia argentina e de áreas circumpolares, o elefante-marinho-do-sul aparece ocasionalmente na costa brasileira durante os meses de outono e inverno. Embora os registros sejam mais comuns na Região Sul, a espécie também já foi observada em estados do Sudeste e do Nordeste.
Monitoramento faz parte de exigência ambiental
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas é uma condicionante do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama para atividades de pesquisa e aquisição de dados geológicos realizadas pela TGS na Bacia de Pelotas.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!