Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Diversão e conhecimento invadem a Mostra STEAM da Escola SESI Criciúma

Abelhas, astronautas, robôs, Harry Potter e muito mais marcaram a exposição
Por Redação Criciúma, SC, 01/10/2023 - 09:36
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O que abelhas, astronautas, robôs e Harry Potter têm em comum? Uma palavra: STEAM. A Mostra realizada pela Escola SESI na manhã deste sábado, dia 30, reuniu a alunos, pais, familiares, professores e a comunidade em uma experiência interdisciplinar e interativa.

A metodologia STEAM vem da abreviação em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Todas essas áreas de conhecimento atuam de forma interligada e estimulam os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas e sociais para diferentes situações, tanto dentro da escola quanto fora dela.

“Este evento está acontecendo hoje em todo o estado de Santa de Catarina, em todas as Escolas SESI. E não seria diferente aqui no Sul do estado, onde temos atividades sendo realizadas aqui em Criciúma e em Tubarão. O objetivo é tangibilizar cada vez mais a nossa metodologia STEAM para toda comunidade escolar, famílias e todos que desejam conhecer a escola SESI” comenta a gerente executiva regional Sul e Litoral Sul do SESI, Graziela Silva Branco.

“Nossa intenção é aproximar a comunidade para que possam experienciar a nossa metodologia de educação, onde o aluno de fato é protagonista, trabalhando as tecnologias, artes, ciências, matemática e engenharias que estarão intrínsecas na vida desse estudante, independente da profissão que ele escolher no futuro” complementa a gerente.

E os alunos realmente brilharam durante a mostra, com apresentações artísticas e salas temáticas em todos os andares da escola. Desde exposições educativas que apresentaram abelhas vivas e amostras de mel analisadas por microscópio, até uma imersão interplanetária entre os elementos do sistema solar. Tudo isso sempre explicado e ilustrado pelos próprios alunos, que recepcionavam os visitantes na entrada de cada sala e apresentavam o tema da exposição.

A área reservada para a robótica atraiu muitos curiosos e divertiu os visitantes com competições e com a presença do gigante Bumblebee, o Transformer que veio direto da terra dos Autobots para dançar com as crianças nos corredores da Escola SESI.

Mas uma sala em específico causou um “engarrafamento” de curiosos. A exposição do 7º ano era simplesmente uma imersão no mundo de Harry Potter, com direito a escolha das casas pelo chapéu seletor e brincadeiras imitando o Quadribol, o esporte preferido dos bruxos.

“Esse é um projeto sobre a nossa mostra pedagógica sobre Harry Potter, com as matérias de inglês, artes e educação tecnológica. A gente resolveu reproduzir uma cena de cada um dos filmes em inglês” explica Bianca Casagrande Pessoa, que recepcionava os visitantes ao lado do colega, Gabriel Neves Comin.

“Esse projeto foi incrível, depois que os professores nos apresentaram a ideia do projeto a gente ficou maravilhado. A gente começou a reproduzir as cenas e toda a sala se emprenhou pra fazer essa mostra linda que está todo mundo visitando”, complementa o bruxinho, que assim como a colega, estava caracterizado com as vestes de Hogwarts.

E não apenas eles, pois um dos professores envolvidos no projeto também estava à caráter e visivelmente encantado com o sucesso da mostra. Thiago Della Giustina Dacoregio é professor de artes do 6° ao 9° ano e contou um pouco sobre como foi essa experiência.

“A gente estudou tudo o que envolve a área do Harry Potter, tanto a cinematografia, o texto, a parte didática e a parte tecnológica: como são feitos os efeitos sonoros, efeitos de câmera, chroma key, pós-produção etc. Então eles mergulharam mesmo nesse mundo de Harry Potter e estudaram tudo desde o começo da produção do filme, com o roteiro, criação da história e depois adaptação pro cinema. E eles foram fazendo todos esses passos durante quatro meses até chegar nesse projeto que a gente está apresentando aqui hoje. Então a ideia foi fazer uma imersão em que as pessoas pudessem entrar na nossa sala e realmente pudessem sentir um pouquinho do que é essa atmosfera do Harry Potter. A gente interligou diversas áreas nesse nosso sistema STEAM e o resultado ficou incrível, estou muito orgulhoso deles”.

E orgulho era o que não faltava também nos olhares dos pais que circulavam pela Escola SESI. Seja durantes as apresentações artísticas ou dentro de cada exposição, os sorrisos e expressões de encanto eram nítidos.

“Esse é o ano em que mais teve tecnologia envolvida, projetos, mais coisas voltadas pra ciência. Gostamos muito! Nós somos pais de aluno aqui há mais de 10 anos e esse ano o evento se superou de todas as formas possíveis, desde a parte de robótica, tecnologia, programação... Tudo é envolvido hoje em dia, né? Tá realmente muito legal essa mostra” comentam Evelyn Daiane de Lima Fernandes e Alan Rigoni dos Santos, pais da aluna do 1º ano do ensino médio, Amanda de Lima Rigoni dos Santos.

A Mostra STEAM da Escola SESI teve seu encerramento por volta do meio-dia e com certeza já deixou nos visitantes um gostinho de “quero mais” junto com a expectativa para as atrações do próximo ano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito