Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Desde quarta-feira, incêndios são registrados no interior de Orleans

Local de difícil acesso fica no Parque Nacional de São Joaquim, que inclui a localidade de Três Barras, no interior de Orleans
Por Vitor Netto Orleans - SC, 09/08/2020 - 17:42
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde a última quarta-feira, 5, incêndios estão ocorrendo no Parque Nacional de São Joaquim, que compreende alguns municípios a Serra Catarinense, incluindo localidades no interior de Orleans, como a de Três Barras. O motivo dos incêndios é em decorrência ao clima seco, que provoca os focos. O principal problema enfrentado pelo Corpo de Bombeiro para o rescaldo é que o local fica em um ponto que não tem acesso terrestre, sendo utilizado apenas o helicóptero quando necessário para combater as chamas. 

O prefeito de Orleans, Jorge Koch, publicou um vídeo nas suas redes sociais na tarde deste sábado, 8, após visitar o local. Conforme o prefeito, a melhor forma de chegar ao local foi por meio do Caminhos dos Tropeiros, que leva à Serra do Imaruí, na localidade de Três Barras, dentro do Parque. "Viemos conhecer in loco conhecer o incêndio, que pela localização deve ser na serra da Canela, próximo a localidade de Três Barras", explicou. 

O Corpo de Bombeiros acompanhou a visita, com o objetivo de verificar a chance de combater o fogo via terrestre."Viemos fazer uma avaliação de cenário, pois é uma localidade de extremo difícil acesso, com escassez de recurso hídrico e viemos fazer essa avaliação, para mapear as coordenadas geográficas de possíveis açudes para fazer esse abastecimento. É uma operação bem complicada e complexa, em que a gente precisa trazer um caminhão para estar abastecendo o helicóptero e ele chega aqui só com 40% da capacidade de combustível. Além disso, temos que estabelecer um local para as pessoas chegarem à pé, pois o helicóptero sozinho não consegue combater", explicou o comandante.

O Parque Nacional também possui áreas nos municípios de Orleans, Grão Pará e Lauro Müller, estes localizados na parte baixa da Serra do Mar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito