Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Deputados de SC assinam pedido de impeachment de Lula

Proposta é motivada por falas do presidente sobre Israel
Por Renan Medeiros 19/02/2024 - 10:49 Atualizado em 19/02/2024 - 10:55
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Seis deputados bolsonaristas de Santa Catarina assinaram um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em razão das falas sobre a atuação militar de Israel em Gaza.

Até a publicação desta matéria, os parlamentares catarinenses que endossaram o pedido são Júlia Zanatta (PL), Daniel Freitas (PL), Carol de Toni (PL), Daniela Reinehr (PL), Zé Trovão (PL) e Gilson Marques (Novo). O protocolo será feito pela deputada Carla Zambelli (PL/SP). Há 66 assinaturas.

Na avaliação de Carla Zambelli, o crime de responsabilidade fica configurado pelo que a lei prevê como “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Entenda o caso

Em entrevista coletiva durante viagem oficial à Etiópia, o presidente brasileiro classificou as mortes de civis em Gaza como genocídio, criticou países desenvolvidos por reduzirem ou cortarem a ajuda humanitária na região e disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”.

"Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças", disse Lula, segundo a Agência Brasil.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, criticou as declarações e declarou Lula 'persona non grata' no país enquanto o presidente não se desculpar ou se retrarar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito