Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conheça 7 curiosidades sobre o Catar

País sede da Copa do Mundo está entre as nações mais ricas do planeta
Por Stefanie Machado Doha, QA, 27/11/2022 - 15:46 Atualizado em 27/11/2022 - 16:00
Foto: Kai Pfaffenbach/Agência Brasil
Foto: Kai Pfaffenbach/Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Localizado na Ásia Ocidental e na Península Arábica, o Catar está diante dos olhos de bilhões de pessoas por ser a sede da Copa do Mundo de 2022. Sua população é de aproximadamente 2,9 milhões de habitantes e a maior parte deles está na capital, Doha. Abaixo, confira mais curiosidades sobre o país. 

1. Clima

Durante o verão, a temperatura no Catar pode chegar a 50°C. Por esse motivo, a Copa do Mundo 2022 foi marcada para novembro, em busca de um clima mais ameno para receber atletas e turistas. Ainda assim, neste período, a temperatura pode passar dos 30°C. 

2. Território

O Catar é um país pequeno, com aproximadamente 11,6 mil quilômetros quadrados, e faz fronteira com a Árabia Saudita. Uma curiosidade é que seu território corresponde a praticamente metade do menor estado brasileiro, Sergipe, que possui cerca de 22 mil quilômetros quadrados. 

3. Idioma

Assim como os países vizinhos, o árabe é o idioma oficial do Catar. No entanto, boa parte da sua população também fala inglês. Isso se deve ao fato de que mais de 70% dos seus moradores são estrangeiros vindos, especialmente, de países como a Índia. 

4. Religião 

O islamismo é a crença religiosa predominante. Porém, justamente pela forte presença de imigrantes, o país também conta com outras religiões, como hinduísmo, budismo e cristianismo. 

5. Economia

O Catar é o quarto país mais rico do mundo, de acordo com a lista publicada pela revista Global Finance em agosto de 2022. Sua economia é, majoritariamente, baseada na exploração de petróleo e gás natural. 

6. Consumo de bebida alcoólica

Quando a Fifa anunciou a proibição de venda e consumo nos arredores dos estádios, muita gente foi pega de surpresa. Mas, na verdade, esta é uma regra bem antiga do país que não permite beber em locais públicos. Um copo de cerveja de 500 ml, por exemplo, pode custar até R$ 73

7. Esporte

Apesar de ser o país sede da Copa do Mundo, o futebol não é algo tradicional do país. A Seleção do Catar, inclusive, foi a primeira eliminada do Mundial. O críquete, um jogo que utiliza bola e tacos de madeira, é um dos esportes mais populares. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito