Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Casa que Acolhe Mãe Maria terá sede própria com investimento de R$ 600 mil em Balneário Rincão

Assinatura da ordem de serviço marca o início da construção da nova estrutura da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Por Maryele Cardoso Criciúma, SC, 23/06/2026 - 20:31 Atualizado há 15 segundos
Cerimônia reúne lideranças para autorizar obra da Casa que Acolhe Mãe Maria I Foto: Dai Américo/4oito
Cerimônia reúne lideranças para autorizar obra da Casa que Acolhe Mãe Maria I Foto: Dai Américo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A construção da sede própria da “Casa que Acolhe Mãe Maria”, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão, foi oficialmente autorizada com a assinatura da ordem de serviço realizada às 19h desta terça-feira (23), no Centro de Eventos Nei Lino.

O ato contou com a presença do deputado estadual Júlio Garcia, prefeito em exercício do Balneário Rincão, Rogério José Cardoso e da presidente da entidade, Vandete Fernandes, marcando o início de uma nova etapa para o fortalecimento do trabalho de acolhimento e apoio a pacientes no município.

LEIA MAIS:

A nova estrutura será voltada à implantação da sede própria da Rede Feminina no Balneário Rincão, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo um espaço adequado para ações de acolhimento, orientação e suporte às mulheres em tratamento contra o câncer.

O projeto da “Casa que Acolhe Mãe Maria” representa um avanço na estrutura física da entidade, que há quase quatro atua de forma voluntária no apoio às famílias, e agora passa a contar com um espaço planejado para qualificar ainda mais os serviços prestados.

Entidades sociais são reconhecidas por atuação na saúde

O deputado Júlio Garcia comenta sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão e por outras instituições sociais no atendimento à população, especialmente na área da saúde da mulher.

“O trabalho da Rede Feminina tem relevantes serviços prestados à comunidade, tanto na prevenção quanto no acompanhamento das mulheres após o diagnóstico. Esse trabalho da sociedade organizada precisa ser prestigiado pelo poder público”, diz o deputado.

Deputado Júlio Garcia reforça apoio à Rede Feminina em ato que autoriza construção da nova sede I Foto: Dai América/4oito

O papel das entidades sociais atuam como complemento às ações do Estado. “Nós alocamos recursos para que a Rede tenha sua sede própria, como forma de estimular esse trabalho voluntário, que oferece carinho e atenção às pessoas no momento mais difícil de suas vidas. O poder público não faz tudo sozinho, ele precisa apoiar e fortalecer essas organizações”, completa o parlamentar.

Para o prefeito em exercício Rogério José Cardoso o poder público tem o compromisso de realizar ações que fortalecem a rede de apoio à saúde e ao atendimento humanizado no município.

“É um passo histórico e marcante para o nosso município, com a entrega da ordem de serviço da Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma voluntariedade que faz mais do que obra, faz amor. São pessoas que acolhem outras nos momentos mais difíceis da vida. Eu sempre digo que a Rede é um braço da saúde do município, ajudando não só no acolhimento das mulheres, mas também toda a comunidade que chega até aqui sem conhecimento sobre o câncer e outras patologias”, conta ele.

 

Rede já soma milhares de atendimentos no município

Esse novo passo é motivo de comemoração e tem um significado da conquista para a entidade e para as mulheres atendidas. Para a presidente da instituição, a nova sede representa a realização de um sonho antigo, que deve garantir melhores condições para o desenvolvimento das atividades e para o acolhimento de quem enfrenta o câncer com apoio da rede voluntária.

"Estamos próximos de completar quatro anos de atuação no município e essa é uma conquista muito grande para nós. Já temos o terreno, a concessão, e agora a construção da casa, o que nos alegra muito. Isso vai permitir mais atendimentos e a presença de mais profissionais", fala ela.

A presidente ainda afirma que a ampliação da estrutura vai auxiliar nos atendimentos realizados pela entidade.

“Até agora, já realizamos cerca de 4.580 atendimentos, entre consultas de enfermagem, ultrassonografias, mamografias e outros serviços. Hoje contamos com médico radiologista, ginecologista, mastologista, clínica geral voluntária e psicólogas. É um trabalho que só cresce”, relata Vandete.

Sede própria da Rede Feminina começa a sair do papel em Balneário Rincão I Foto: Dai Américo/4oito

 

Investimento viabiliza primeira etapa da nova sede da Rede Feminina

A construção da sede própria conta com investimento que garante a execução da primeira etapa da obra. De acordo com o gestor de convênios da Prefeitura de Balneário Rincão, Cristiano Cancellier, os recursos já estão assegurados e permitem o avanço do projeto.

“O recurso veio através de um convênio simplificado do Governo do Estado. A portaria foi publicada no valor de R$ 600 mil, e essa é a primeira etapa da construção da Casa Rosa. O investimento licitado ficou na casa dos R$ 548 mil. É um recurso que vai viabilizar os trabalhos que a Rede Feminina realiza com muito louvor, garantindo agora um espaço para acolher ainda melhor os associados e as pessoas que necessitam desse apoio”, relata ele.

 

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito