Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Bombeiros salvam uma pessoa a cada 12 minutos no litoral de SC

Mais de 2 mil pessoas em situação de risco foram resgatadas
Por Redação Criciúma, 23/01/2024 - 17:42 Atualizado em 23/01/2024 - 17:46
Foto: Tiago Ghizoni/Secom
Foto: Tiago Ghizoni/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Durante o período de 16 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o salvamento de 2.153 pessoas em risco de afogamento ou arrastamento pela correnteza. Isso significa que, em média, a cada 12 minutos, um indivíduo foi resgatado, considerando as 12 horas diárias de atuação dos bombeiros na Operação Veraneio.

Comparando com a temporada anterior, houve uma diminuição no número de mortes por afogamento em áreas vigiadas. Foram três óbitos registrados nesta temporada contra cinco no período anterior.

Saiba como evitar tragédias

A orientação do Corpo de Bombeiros é que banhistas busquem áreas próximas aos postos de guarda-vidas e sigam as sinalizações e recomendações fornecidas, incluindo a observância das bandeiras de sinalização e dos avisos sonoros.

O afogamento é uma tragédia evitável, e o CBMSC enfatiza a importância da atenção e prudência dos banhistas para reduzir esses incidentes.

Estrutura mobilizada e ações preventivas

A Operação Veraneio deste ano contou com 149 guarda-vidas militares, cerca de 2 mil guarda-vidas civis voluntários e 262 alunos-soldados. Além disso, mais de 300 veículos, incluindo aeronaves, embarcações e outros equipamentos, foram utilizados para garantir a segurança no litoral.

Mais de 7 milhões de ações preventivas foram realizadas, abordando diretamente os banhistas e fornecendo informações e recursos, como pulseirinhas de identificação para crianças e pessoas vulneráveis.

Por fim, o CBMSC também disponibiliza um aplicativo, o "CBMSC Cidadão", que fornece informações atualizadas sobre as condições das praias, incluindo a sinalização diária e os riscos presentes, ajudando os cidadãos a planejarem suas atividades litorâneas com segurança.

--

Colaboração: Cristina Schulze/CBMSC

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito