Com a discussão sobre qual solução será definida para o Morro dos Cavalos, entre o túnel ou o anel de contorno, uma terceira opção surge como possibilidade para a rodovia.
Segundo o presidente da Associação dos Usuários de Rodovias (Auresc), Eduardo Volante, uma nova possibilidade será apresentada pelos usuários. "A Auresc achou interessante abarcar essa minha proposta, que é uma terceira via, que não invalida essas discussões de túnel, de contorno. A solução definitiva a gente sabe que não é essa", afirma Volante, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Para falar sobre a proposta da nova alternativa, o presidente da Auresc cita a praia de Araçatuba. "Ela não tem uma ligação com o outro lado dela, que seria a Enseada do Brito. E a nossa proposta, ela tange em pegar os acessos existentes, melhorar essas vias, transformá-las numa via que suporte mais cargas eventuais e fazer essa ligação da localidade da Praia de Araçatuba de uma forma ecológica, respeitando a arqueologia do local", explica.
Conforme ele, conseguir o licenciamento para o projeto seria simples, mesmo se tratando de uma Área de Proteção Permanente (APP). "O licenciamento ambiental disso é muito mais facilitado, porque ela não passa pela região indígena", conta.
Questionado sobre possíveis atrasos ainda maiores com a nova possibilidade, Volante acredita que nas outras opções também haverá atrasos. "A gente tem uma discussão acontecendo, mas é pelas autoridades que elas se dão em torno do túnel do Morro dos Cavalos, que já existe um projeto, já existe um licenciamento ambiental que está defasado no tempo, ele tem que ser atualizado", aponta. "Eu acredito que não atrasa, porque apesar de já existir o projeto do Morro dos Cavalos, ele precisa ser atualizado. E não é o mesmo foco a gente ter isso aí. Porque inclusive durante a construção do túnel terão trancamentos na 101. Então a nossa proposta vem como uma solução emergencial alternativa", finaliza.
Ouça, na íntegra, a entrevista de Eduardo Volante: