Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Deputado federal catarinense critica pedido de aumento de vagas para deputados

Rafael Pezenti pretende redistribuir as 513 vagas entre os estados

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 21/01/2025 - 15:37 Atualizado em 21/01/2025 - 15:52
Foto: Câmara dos Deputados
Foto: Câmara dos Deputados

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma proposta, formulada por integrantes da Câmara dos Deputados cogita aumentar o número de deputados federais no Brasil. Hoje, no país, há 513 vagas no parlamento, com o possível aumento, a quantidade iria subir para 531. Outro projeto, apresentado que ganha força é o de manter os 513 deputados, mas com uma redistrubuição de vagas entre os estados. Com a redistribuição das vagas, Santa Catarina teria um maior número de representantes em Brasília

Para um dos representantes de Santa Catarina no parlamento, o deputado federal Rafael Pezenti (MDB), que foi o responsável por apresentar o projeto de redistribuição de vagas, o aumento não é necessário. "Nós somos em 513, já é um número mais que suficiente. Se fosse para mexer, acho que teremos que mexer para menos", opina, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior. O entrevistado faz uma comparação com o número de deputados nos Estados Unidos, para justificar seu ponto. "Eles têm 335 milhões de habitantes e 435 deputados, menos deputados do que nós. Não precisamos de mais deputados, precisamos é redistribuir melhor esses 513 entre as unidades da Federação", avalia.

O deputado catarinense apresentou a proposta de redistribuição das vagas no congresso e, segundo ele, o projeto possui mais força, em comparação ao que pede o aumento de cadeiras. "Já está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça, quase conseguimos aprovar no final do ano passado, mas houve uma movimentação inesperada de alguns estados neutros que nem ganharão e nem perderão vagas e o projeto precisou dar uma segurada", explica.

Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado federal ao Programa Adelor Lessa:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito