Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Atualizado: PM e Fazenda fazem operação contra receptação de fios furtados

Operação "Fio Desencapado" fiscaliza ferros-velhos em Criciúma
Por Renan Medeiros 29/02/2024 - 11:39 Atualizado em 29/02/2024 - 14:44
Foto: PMSC
Foto: PMSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Notícia atualizada às 14h30

A Polícia Militar e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) desencadearam, na manhã desta quinta-feira (29), a operação "Fio Desencapado". A finalidade da operação é fiscalizar sete estabelecimentos de comércio de sucatas (ferros-velhos) para coibir a recepção de fios elétricos furtados em Criciúma.

"O primeiro objetivo da operação foi atingido, que era a gente conhecer o ambiente e deixar bem evidenciado que isso passará agora a ser uma rotina", explica o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Mário Luiz da Silva. Segundo ele, esta é uma estratégia para coibir o furto de fios, já que a fiscalização constante deve dificultar a venda desses materiais.

"Nós estamos com um número acentuado de furtos de fios de energia elétrica e outros materiais similares, o que causa prejuízo para o cidadão, que tem esse bem subtraído, e causa severos prejuízos para a Celesc, que tem que investir recursos, dinheiro público, para a manutenção da rede elétrica que é furtada", menciona o oficial.

Além dos policiais, a ação teve a presença de 12 auditores fiscais e dois analistas da SEF. O órgão estadual listou como objetivos da operação a verificação das informações cadastrais desses contribuintes, a regularidade dos estoques, os registros das notas fiscais e o recolhimento dos impostos (ICMS).

A operação encerrou no início da tarde. Não houve flagrante de receptação de fios furtados. Um balanço deve ser divulgado pela SEF no fim da tarde desta quinta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito