Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Assessoria pedagógica para aulas mediadas pela tecnologia na Unesc

Diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, considera primordial a manutenção da qualidade do ensino
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 09/04/2020 - 21:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para garantir a continuidade do semestre letivo com segurança para alunos, professores e funcionários, a Unesc implementou as aulas mediadas por tecnologia durante o período da quarentena em função do coronavírus. Além dos investimentos no aparato tecnológico para dar suporte aos professores e impedir falhas na mediação do conhecimento, a Universidade investiu e ampliou sua equipe pedagógica, com o suporte de uma assessoria formada por cinco professores das quatro áreas do conhecimento e que estão constantemente em contato com os docentes da Unesc.

As aulas mediadas por tecnologias digitais, iniciadas em 1º de abril, são fruto de uma construção de conhecimento iniciada há muitos anos. O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, explica que o Programa de Formação Continuada Docente traz desde o ano 2000 temas como das tecnologias de informação e comunicação para os debates e reflexões entre os docentes, seja como eixo central das discussões, seja como em oficinas, minicursos e workshops.

“Nossos professores já estavam inseridos nas discussões relacionadas às tecnologias educacionais e isso favoreceu as necessidades de adaptação das aulas presenciais para as aulas mediadas por tecnologias. O que fizemos foi criar uma trilha de formação para as necessidades requeridas para o tempo em que estamos vivendo por conta das medidas de isolamento social. Para isso criamos Salas Virtuais Formativas no Google Classroom, ambiente que reúne diferentes materiais destinados ao suporte pedagógico aos docentes”, conta.

De 17 a 31 de março os professores foram assessorados pela equipe de Assessoria Pedagógica Universitária, composta por cinco professores que atuam com os docentes das quatro áreas do conhecimento e totalizam os 42 cursos de graduação presencial da Unesc. Segundo Feldhaus, buscamos balancear e modificar a metodologia a partir de um planejamento que dá enfoque aos aspectos como a realização de aulas síncronas, ao vivo, mantendo a interação, professor, estudante e o conhecimento.

Os feedbacks quanto às aulas mediadas por tecnologias têm sido positivos por parte de professores e acadêmicos, que mesmo distante fisicamente, continuam conectados pela vontade de aprender e trocar conhecimento. O acadêmico da quinta fase do curso de Nutrição, Filipe Fernandes Gabriel, conta que está tendo boas experiências com as aulas mediadas por tecnologia. “Vemos professor e aluno se ajudando cada vez mais e isso é muito agregador. Percebemos também que não houve perda na qualidade do conteúdo e do ensino, o que é muito importante para a nossa formação”, afirma.

As aulas mediadas por tecnologias digitais foram opção de grandes instituições de ensino, como a Universidade Santiago de Compostela, na Espanha. Por conta delas, o acadêmico da nona fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Eduardo Fernandes Martinello, conseguiu dar continuidade ao intercâmbio na instituição espanhola, iniciado em janeiro de 2020, com duração de seis meses. Devido à pandemia, ele teve que voltar ao Brasil, mas continua estudando de forma remota. Como na Unesc, na Universidade Santiago de Compostela as aulas ocorrem ao vivo e os professores também ficam disponíveis para auxiliar os acadêmicos. “Estou ciente de que é uma passagem e que é extremamente necessário. Nada melhor que ver os corredores cheios das nossas universidades. Pensar nos corredores da Unesc com muita gente diferente, com objetivos distintos, cria em mim um misto de saudade e alegria. Mas logo estaremos todos juntos novamente”, afirma.

Diferença entre aulas a distância e mediadas por tecnologia

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc chama a atenção para a diferença das aulas a distância das mediadas por tecnologias. De acordo com ele, na modalidade EAD (Ensino a Distância), o modo de apresentação do material didático de cada curso é auto instrucional, ou seja, o estudante desenvolve seu percurso formativo pela autoaprendizagem e tem contatos pontuais com os professores e tutores. “Já nas aulas mediadas por tecnologias temos a metodologia das disciplinas presenciais adaptada para recursos tecnológicos, porém mantemos o contato efetivo dos estudantes com os professores de cada disciplina, preferencialmente de modo síncrono (ao vivo) adotando o Google Meet e o AVA como ferramentas que viabilizam o contato e o registro das aulas e dias letivos realizados”, destaca Feldhaus.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

As aulas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unesc (AVA) são síncronas e assíncronas. Síncronas quando as atividades ocorrem online e em tempo real, com professores e estudantes conectados simultaneamente. Assíncronas quando podem ser realizadas em qualquer tempo e em qualquer lugar.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os professores disponibilizam planos de estudo, com conteúdos; materiais de leitura; vídeos; atividades semanais; bem como links e orientações para o acesso às aulas ao vivo.

Coordenadores e professores estão preparados para tirar todas as dúvidas dos estudantes, que poderão contar com suporte pelo e-mail: suporteonline@unesc.net e WhatsApp (48) 99644-1887.