Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Forquilhinha celebra 40 anos da Pastoral da Criança em Santa Catarina

Evento reúne voluntários, homenageia fundadores e promove atividades que resgatam memórias

Por Redação Criciúma, 15/08/2025 - 19:09 Atualizado há 2 minutos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um encontro de lideranças voluntárias de todas as regiões de Santa Catarina irá acontecer neste domingo (17), em Forquilhinha. A cidade, reconhecida como berço da Pastoral da Criança no estado, receberá uma programação especial para celebrar os 40 anos de atuação da pastoral na Diocese de Criciúma.

O evento reunirá, das 10h às 15h, pessoas que ajudaram a construir essa história e lideranças que hoje mantêm viva a missão iniciada pelas irmãs Zilda e Hilda Arns. A programação começa com um momento de acolhida e segue com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo referencial da Pastoral da Criança, Dom Guilherme, e celebrada por bispos, padres assessores e caravanas vindas das dez dioceses catarinenses.

Após a missa, uma homenagem especial será dedicada aos fundadores da pastoral. O dia seguirá com almoço no salão paroquial, apresentações das crianças, um tour guiado pelo Memorial Zilda Arns e será encerrado com uma romaria até a Basílica Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Para a coordenadora diocesana Lilian Arns, o encontro é mais do que uma comemoração: "São 40 anos de uma história de vida e esperança, que começou aqui em Forquilhinha com pessoas que carregavam no coração o desejo de cuidar, como a Dra. Zilda e a Ir. Hilda Arns."

Memória e renovação

Além da celebração, o evento será também um momento para resgatar memórias e renovar compromissos. Uma exposição especial trará fotos, reportagens e relatos que reconstroem a trajetória da pastoral, homenageando todos que contribuíram para o fortalecimento dessa missão.

A Pastoral da Criança nasceu oficialmente na Diocese de Criciúma em 8 de abril de 1985, inspirada na experiência iniciada por Dra. Zilda Arns em 1983, no Paraná. Desde então, a atuação se expandiu, adaptou-se aos novos desafios e incorporou ferramentas tecnológicas, como o aplicativo "Visita Domiciliar", que facilita formações e o acompanhamento das famílias atendidas.

Mesmo com a escassez de voluntários como desafio constante, os resultados impressionam: milhares de vidas salvas e transformadas em quatro décadas de trabalho inteiramente gratuito, movido pelo amor e pela solidariedade.

A Pastoral segue aberta a novos voluntários. Interessados podem procurar representantes em suas paróquias, contatar a Casa Mãe Helena ou fazer o cadastro pelo aplicativo disponível na Play Store.

Mais do que um evento, o encontro deste domingo será um marco de fé, resistência e compromisso com a vida, unindo passado e futuro na missão de cuidar das crianças e famílias mais vulneráveis.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito