Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2022

Aprenda a tirar dúvidas sobre as eleições no WhatsApp

Ferramenta do TSE oferece serviços como checagem de notícias e consulta ao local de votação
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 19/09/2022 - 11:35 Atualizado em 19/09/2022 - 11:54
Foto: Stefanie Machado/ 4oito
Foto: Stefanie Machado/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para combater a desinformação e as fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o WhatsApp, coloca à disposição um canal para que os eleitores possam tirar dúvidas sobre o pleito. Por meio de um chatbot ou assistente virtual, é possível checar se uma notícia é falsa e, ainda, consultar orientações sobre o processo eleitoral.

Utilizar a ferramenta é simples, basta mandar um 'Oi' para o número 55 61 9637-1078 no aplicativo. Na sequência, o robô envia uma lista de tópicos para selecionar, como por exemplo, consultar informações sobre biometria, local de votação e a situação eleitoral.

No aplicativo, o eleitor pode verificar se alguma informação já foi checada e validada pelas agências parceiras da Justiça Eleitoral. Ao encaminhar a notícia através de link ou texto, a inteligência artificial faz uma busca rápida pela internet e traz até o eleitor conteúdos já publicados e verificados sobre o assunto.

Caso a informação ainda não tenha sido analisada, ela é encaminhada ao checadores parceiros. Assim que o conteúdo estiver disponível, uma notificação é enviada a quem solicitou a verificação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito