Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Amesc vai ter o seu Plano de Desenvolvimento Regional

Essa foi uma das conclusões do Fórum Amesc do Amanhã, realização da Rádio Som Maior e Unesc em Turvo nesta sexta-feira
Por Denis Luciano Turvo, SC, 14/06/2019 - 07:00 Atualizado em 14/06/2019 - 12:09
Prefeitos e autoridades que fizeram o Fórum Amesc do Amanhã / Foto: Amanda Farias /4oito
Prefeitos e autoridades que fizeram o Fórum Amesc do Amanhã / Foto: Amanda Farias /4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Sucesso de público, representativo e com grande repercussão. Assim foi o Fórum Amesc do Amanhã, iniciativa da Rádio Som Maior e Unesc que reuniu os prefeitos do extremo sul catarinense, lideranças e a comunidade no Centro de Eventos Iria Angeloni Carlessi, em Turvo, na manhã desta sexta-feira, 14.

"Foi uma grande responsabilidade. E com um resultado tão expressivo que já anunciamos o segundo Fórum para 2020", adiantou a reitora da Unesc, Luciane Ceretta. "Vamos fazer o Plano de Desenvolvimento Regional, que foi apontado como a grande prioridade na interação da comunidade com o evento", destacou. O Fórum do ano que vem já tem até sede definida. Será no Parque Ecológico de Maracajá. "Recebemos uma excelente oportunidade e agora vamos aproveitar", garantiu o prefeito Arlindo Rocha, de Maracajá, que preside a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

Na plataforma de interatividade com o Fórum, reeditada pela Unesc - foi uma das ferramentas de sucesso do Fórum Criciúma do Amanhã em 2018 -, foram apuradas as pautas prioritárias para a região. Venceu a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional Socioeconômico, com 42% das citações. A educação apareceu na sequência com 18%, a atenção ao turismo com 14%, a infraestrutura em geral com 12% e outros 12% para a infraestrutura viária.

Os palestrantes

O secretário de Desenvolvimento Socioeconômico de Linhares, no Espírito Santo, abriu a programação. Luiz Fernando Lorenzoni destacou o trabalho para diversificar a economia no municipio. “Nos últimos 15 anos foi feito um processo para a diversificação da região norte do Espírito Santo. Temos que fazer um processo para que a região possa gerar emprego e renda”, afirmou.

Lorenzoni mencionou o investimento em infraestrutura, com forte apelo para rodovias, aeroporto e porto. “Temos que buscar ações que deram resultados a nível nacional e estadual”, apontou.

De Maringá, participou o presidente do Conselho de Desenvolvimento (Codem), José Roberto Mattos. "Estamos construindo uma Maringá com quatro pilares: educação, saúde, TI e serviços financeiros e seguridade. Acrescentamos agora turismo e agronegócio, que é a nossa mola propulsora, e do nosso país tambem", contou. "Outra coisa que Maringá está se especializando, serviços. Temos uma vocação para serviços, aquele imposto que faz a receita do serviço, sabe onde cai? Para a prefeitura. Ele não faz esse caminho até o Governo Federal, vem para o estadual, para chegar no município", emendou.

A professora Melissa Watanabe, da Unesc, fez comentários sobre indicadores econômicos da Amesc e a secretária de Indústria e Comércio de Turvo, Natacia Biléssimo, referiu um case de sucesso da agricultura do município, envolvendo a produção de pitaya.

Confira os principais momentos da manhã de debates no Minuto a Minuto do 4oito:

Detalhes da transmissão:

11:01

Está concluído o Fórum Amesc do Amanhã direto do Centro de Eventos de Turvo.

11:01

"Agradecer o acolhimento de todos, o nosso time da Unesc", diz a reitora Luciane Ceretta, que anuncia que o Fórum Amesc do Amanhã em 2020 será no Parque Ecológico de Maracajá.

10:58

"Teremos força suficiente, social, econômica e política para desenvolver a região", afirma o prefeito Arlindo Rocha, de Maracajá, presidente da Amesc.

10:58

O Fórum Amesc do Amanhã terá sua segunda edição em 2020, anuncia Adelor Lessa. Antes, haverá seminários e reuniões nos demais municípios da região.

10:57

Prefeito Tiago Zilli fez a pouco o agradecimento final em nome da organização.

10:54

Prefeitos e autoridades convidados para subir ao palco, em instantes o encerramento do Fórum Amesc do Amanhã.

10:51

"Desse compartilhamento, unam em uma ideia só e nos enviem por WhatsApp", provoca o professor Drudi.

10:48

As palavras que mais apareceram: Amesc, região, educação, Araranguá, socioeconômico, qualidade, desenvolvimento, investimento, planejamento, infraestrutura.

10:48

Nova parcial da interatividade: 42% plano de desenvolvimento socioeconômico, 18% educação, 12% infraestrutura geral, 14% turismo, 12% infraestrutura viária.

10:47

Adelor Lessa agradece ao empresário Ricardo Brandão que foi quem viabilizou a vinda a Turvo do secretário Luiz Fernando, de Linhares.

10:45

"Em um minuto, escrevam no papel aí a principal ideia que vocês tiveram ouvindo essas palestras", provoca o professor Igor Drudi.

10:44

Nova rodada de interatividade com o professor Igor Drudi.

10:43

"A pitaya do Turvo está indo para a Europa como cosmético", lembra Adelor Lessa, assim que a secretária Natacia concluiu a sua fala.

10:41

"Nós estamos projetando a nossa pitaya lá para fora, para os cosméticos que serão feitos com ela e mandados para a Europa. Prefeitos, pensem assim", diz a secretária.

10:41

"Precisamos incentivar as produções de maracujá e outras frutas", lembra, enfatizando porém o potencial que a pitaya tem não apenas como fruta, mas como matéria prima para os cosméticos, como o caso citado antes.

10:40

Secretária Natacia conta que a Amesc responde por 80% da produção de pitaya de Santa Catarina.

10:39

"Buscamos a Unesc, inscrevemos um projeto, pensamos em inserir a pitaya em cosméticos. Escrevemos o projeto, a Unesc nos recebeu muito bem, mostrou interesse, fomos à Sala dos Municípios, eles nos apresentaram os professores, eles fizeram a conexão da Secretaria de Indústria e Comércio com o Laboratório Biozenthi de Criciúma, que tem interesse de comprar todo o extrato de pitaya que o município vai produzir", conta Natacia.

10:38

Ela fala sobre a produção de pitaya, um novo case para a produção agrícola turvense.

10:38

Agora quem fala no Fórum Amesc do Amanhã é Natácia Bilessimo, engenharia civil, mestre em Infraestrutura Urbana e secretária de Indústria e Comércio de Turvo.

10:37

Os investimentos e conselhos de Maringá para o futuro com José Roberto Mattos. Confira!

10:22

Melissa Watanabe apresenta indicadores econômicos da Amesc.

10:19

Professora Melissa Watanabe começa a sua participação agora, com a apresentação de dados no Fórum Amesc do Amanhã.

10:19

Os prefeitos com a reitora da Unesc.

10:18

Os palestrantes sendo homenageados pelos prefeitos.

10:17

"O que a gente pode observar é que o Plano de Desenvolvimento apareceu junto com a infraestrutura", diz Melissa. "As estradas necessárias para a região e outros acessos. Turismo, educação, esses são os grandes fatores importantes para essa região", emenda.

10:16

Professora Melissa Watanabe vai fazer a divulgação.

10:16

Nova parcial da interatividade do Fórum Amesc do Amanhã será divulgada agora.

10:16

Adelor Lessa convida todos os prefeitos presentes para subirem ao palco para a foto oficial do evento.

10:15

Luiz Fernando Lorenzoni com os prefeitos Tiago Zilli, Arlindo Rocha e Mariano Mazzucco.

10:14

Adelor Lessa lembra que a dica do Coden é ser da sociedade e com a participação da prefeitura, e não vice-versa.

10:14

Adelor Lessa chama a reitora Luciane Ceretta, os prefeitos Arlindo Rocha Tiago Zilli e os palestrantes Luiz Fernando Lorenzoni e José Roberto Mattos.

10:13

Mattos aconselhou a montagem do Conselho do Extremo Sul Catarinense e encerrou a sua fala.

10:12

"Na saúde, hoje temos Hospital do Câncer e Hospital Santa Rita que atendem oncologia. Temos 416 vagas de Medicina. Temos infraestrutura pronta, um Hospital Universitário pronto e um Hospital da Criança em construção, que também vão trabalhar oncologia. O que cabe à sociedade civil organizada? Entramos em contato com Barretos, o Hospital do Amor, para colocar uma unidade de oncologia em Maringá. A oncologia é um dos setores mais rentáveis da Medicina, mão de obra especializada, exames especializados, se tiver todo esse eixo em 2047 as pessoas vão se tratar de câncer em Maringá", disse Mattos.

10:09

"Fizemos uma conferência da saúde, pois o eixo saúde é fundamental para as nossas pretensões. Você capacitar a saúde, trouxemos um palestrante de fora, foi a última ação que fizemos. No mês passado aproveitamos a Semana Nacional da Educação Financeira, chamamos todos os atores que trabalham com finanças e fizemos uma coisa que eu tenho certeza, pode ser feita com boa vontade. Conseguimos que as escolas do fundamental, do médio e as escolas particulares, a partir de 2020, tenham na sua grade curricular Educação Financeira", conta Mattos.

10:08

"O nosso próximo plano é pegar os 13 municípios do entorno de Maringá e fazer o Coden regional. É o que a gente quer", comenta Mattos. "Vocês tem que ir a Medellin, vale a pena conhecer, podemos abrir as portas, não existe policial nas ruas, mas tudo o que acontece a polícia chega na hora. Tem muitas câmeras, a cidade é um Big Brother. E a população cansou de apanhar, se tem uma criança na rua eles avisam", explica, sobre o exemplo buscado na Colômbia.

10:04

"O Coden fez um protocolo, o Maringá 2020, temos o Maringá 2030 e o MasterPlan, o big plano. Para ele foi contratada uma marca mundial que cobrou R$ 1,2 milhão pelo serviço e quem pagou esse planejamento foram os empresários. As maiores empresas doaram mais", refere Mattos.

10:03

"O Coden analisa 21 indicadores do município, e agora estamos na fase de queda de alguns indicadores, pela crise. Analisamos, levamos para a prefeitura, mostramos para o secretário, ele avalia a razão das quedas e retorna com as informações para reunião com o prefeito e sociedade civil organizada. Não tem reunião kinder ovo, que tem surpresa dentro. Nunca. Não vamos chegar dizendo que o número caiu, tá aqui a imprensa e agora, vamos fazer o que? Não. Queremos ajudar e buscar ajuda", relata Mattos.

10:00

Os cases de Maringá seguem sendo contados no Fórum Amesc do Amanhã.

10:00

"Nós temos uma reunião plenária, o presidente de honra do Coden é o prefeito. Eu sou o gestor, presidente executivo. Abaixo tenho um vice-presidente. E temos cinco funcionários pagos pela prefeitura. Tem que ter essa linha muito junta, o Coden é acionado pela prefeitura quase toda a semana", conta Mattos.

09:58

"O Coden não é executivo. A execução é feita pelos prefeitos eleitos pelo voto. O Coden é consultivo. Ele não tem CNPJ. Ele é uma lei aprovada na Câmara. Fazendo isso você dá um empoderamento, ajudando na verdade diferente de uma empresa. O Coden não é montado por pessoas, mas sim por entidades. É o elo entre as lideranças voluntárias da sociedade civil e os poderes públicos, promove o desenvolvimento sustentável e esse é o lema, é muito interessante. Temos que dar a mão", aponta Mattos.

09:56

"Estamos na segunda revisão do Plano Diretor da cidade, e o Codem está participando dessa revisão", conta Mattos.

09:56

Apostar corretamente é fundamental para o desenvolvimento de uma região. Confira o que disse o secretário Luiz Fernando Lorenzoni, de Linhares, no Fórum Amesc do Amanhã.

09:55

"Hoje o mercado de tecnologia movimenta por ano R$ 1 bilhão em Maringá", aponta Mattos.

09:53

"O trabalho do Coden começou em uma crise política. Um prefeito que se perdeu na administração, os empresários se reúnem, fazem um movimento com 350 entidades e criam o Repensando Maringá. Fazem um projeto. Não era só crise política, o município não estava conseguindo trazer investimento, e quando não traz investimento, a crise bate. Daí se criou o Conselho de Desenvolvimento, elo entre o poder público e a sociedade civil organizada", registra o presidente Mattos.

09:52

"Temos 43 mil alunos em 12 instituições de ensino superior em Maringá. Na Medicina temos 416 vagas. Numa escola particular, um aluno de Medicina deve deixar em média, na cidade, por volta de R$ 15 mil a R$ 20 mil ao mês, quando em de fora. De 8 a 12 para pagar a escola e o resto para o seu sustento", contabiiza.

09:51

Segue a segunda palestra do Fórum Amesc do Amanhã com José Roberto Mattos, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, no Paraná.

09:50

"Estamos construindo uma Maringá com quatro pilares: educação, saúde, TI e serviços financeiros e seguridade. Acrescentamos agora turismo e agronegócio, que é a nossa mola propulsora, e do nosso país tambem", aponta Mattos.

09:50

"Outra coisa que Maringá está se especializando, serviços. Temos uma vocação para serviços, aquele imposto que faz a receita do serviço, sabe onde cai? Para a prefeitura. Ele não faz esse caminho até o Governo Federal, vem para o estadual, para chegar no município", lembra. "O retorno é mais rápido, e a aplicação também", completa.

09:48

Continue assistindo ao vivo o Fórum Amesc do Amanhã pela Unesc TV.

 

09:48

A população de 60 anos ou mais, hoje, é de 76 mil habitantes. "Esse público vai representar 34% em 2047", refere o presidente do Codem de Maringá.

09:47

R$ 18 bilhões é o PIB estimado de Maringá, que hoje tem 417 mil habitantes e população projetada para 2047 de 546 mil habitantes. Maringá completa cem anos em 2047, lembra Mattos.

09:46

As prioridades apontadas na primeira parcial da interatividade do Fórum Amesc do Amanhã:

09:45

Mattos conta que uma Câmara de Turismo está sendo montada em Maringá.

09:44

"O Paraná tem Foz do Iguaçu, segundo polo mais visitado do Brasil, perde só para o Rio de Janeiro. A segunda maior população que visita Foz são os paranaenses. São dados que nos ajudam a planejar. Maringá, entrem no Instragam, é uma cidade nova, arborizada, gostosa de ver e viver. As pessoas pedalam, correm, é uma delícia. Eu sou paulista e estou lá há quinze anos. Tenho um sentimento de pertencionismo por Maringá que todos tem, por ser uma cidade planejada", afirma.

09:43

"Medellin está entre as dez atrações de Natal do mundo, e nós estamos fazendo isso em Maringá. A receita é instantânea. Eu vim de carro de Criciúma para cá, a beleza natural que vocês tem aqui, é fantástica. Fazendo planejamento, o Brasil inteiro vai ficar aqui, trazendo recursos e levando a cidade", aponta Mattos.

09:42

"Medellin hoje é referência na América do Sul em segurança, em educação, infraestrutura e principalmente é uma das decorações de Natal mais impressionantes que eu vi na vida. É um investimento que se faz pelas companhias de água, esgoto e luz", relata Mattos.

09:41

"Maringá investe hoje R$ 6 milhões na decoração de Natal da cidade", conta José Roberto Mattos. "E tem o apoio da comunidade para isso", frisa. "Há três anos mudou o Natal da nossa cidade. O comércio ganhou, a indústria, o turismo. O poder público não tem que fazer isso? No início não foi fácil. A prefeitura deu um passo, houve uma restrição, faltou planejamento, um tanto às pressas, depois começamos a organizar o Natal a ponto de mandarmos uma missão para Medellin", comenta Mattos.

09:39

Adelor Lessa reforça o WhatsApp para participação no Fórum Amesc do Amanhã: 996441887. É por esse número que as pessoas respondem sobre quais as prioridades da região para o futuro.

09:39

José Roberto Mattos, de Maringá, é o palestrante de agora. Ele participou do Fórum do Amanhã do ano passado em Criciúma.

09:38

Primeira parcial das prioridades para a Amesc apuradas na interatividade do Fórum do Amanhã: 27% infraestrutura viária, 22% gestão dos recursos naturais, 18% educação, 15% turismo, 18% outras questões.

 

09:35

Igor Drudi reforça como está a participação via WhatsApp do Fórum Amesc do Amanhã.

09:35

Tem 562 pessoas nesse momento no Centro de Eventos de Turvo, informa o facilitador Igor Drudi.

09:34

Adelor Lessa comenta com Lorenzoni sobre o papel que o poder público deve exercer para facilitar investimentos.

09:34

Secretário Luiz Fernando Lorenzoni encerra a sua participação de cerca de meia hora expondo os potenciais de Linhares, no Espírito Santo.

09:33

"O volume de desemprego estava grande. Agora o estado está gerando empregos, Linhares vem gerando 50% dos empregos que o estado gera", conta Lorenzoni.

09:32

Lorenzoni insiste na importância de verificar os potenciais para tirar proveito antes que outros o façam.

09:30

Auditório lotado no Fórum Amesc do Amanhã.

09:30

"Tem que pensar em um raio logístico a partir de Criciúma. Que tipo de indústria é competitiva dentro desse raio para vocês começarem a trabalhar o processo de escolha do que vocês vão querer", sublinha Lorenzoni.

09:28

Ele menciona outras culturas com grande produção, como o mamão papaia. "Não tinha fruticultura. Nossa base era café e pimenta do reino e cacau. Depois entrou o mamão, macadâmia e a fruticultura nos últimos dez anos. A gente era predominantemente agrícola, a agricultura é importante, gera resultados, renda, mas não podemos jogar toda a responsabilidade na agricultura. Em determinado momento a gente precisa diversificar a economia, agregar valor a ela gerando oportunidades", aponta o secretário.

09:27

Secretário Lorenzoni conta como surgiu a ideia de ampliar os investimentos na produção de café na região de Linhares.

09:25

Está palestrando no Fórum Amesc do Amanhã o secretário de Desenvolvimento Socioeconômico de Linhares (ES), Luiz Fernando Lorenzoni. A Rádio Som Maior transmite. Confira também pela Unesc TV.

09:25

Protestos pelo Brasil - Cerca de 150 pessoas estão reunidas neste momento na Praça da Chaminé, na Próspera, em Criciúma. Farão caminhada até a Praça Nereu Ramos pela Avenida Centenário.

09:23

Brametal inaugura nova fábrica no Espírito Santo. Confira em matéria de maio de 2018 no 4oito.

09:21

Ele menciona a WEG, de Jaraguá do Sul, que está há dez anos na região. Cita a Brametal, de Criciúma, do empresário Ricardo Brandão. "Ele foi um dos precursores de lá, um dos primeiros que descobriu aquela região. Instalou lá a empresa que tem crescido, gerando próximo de 800 empregos, uma grande empresa que produz estruturas metálicas de grande porte para transmissão de energia", conta Lorenzoni.

09:20

Ele cita empresas do sul que foram atraídas para a região de Linhares. Daqui a pouco Lorenzoni vai contar como o município do norte capixaba fez isso.

09:19

"Analisamos e escolhemos segmentos e fomos trabalhando", disse, sobre as prioridades que Linhares escolheu. "Cerca de 90% do que vou falar do processo de diversificação aconteceu nos últimos dez anos. Álcool, açúcar, metalmecânico estão na base da nossa economia no norte do Espírito Santo", pontua.

09:17

"A gente acredita que a melhoria da qualidade de vida vem com produção,  com responsabilidade, claro", comenta Lorenzoni. "Nós conhecemos a nossa região, e pensamos no que podemos ser bons, no que poderíamos agregar para melhorar nossa dinâmica. E criamos uma metodologia de reposicionamento estratégico", afirma.

09:16

"É importante ter mecanismos financeiros e fiscais de suporte. Colocamos como o mais importante, e não é", observa.

09:15

"Estamos com a carga tributária lá em cima. Quando chega nesse nível do Brasil estanca a economia que desacelera. O governo vai ter que desonerar a produção e gerir melhor a cadeia de suprimentos do setor industrial, para quem é agrícola e quer diversificar o seu ambiente ao longo do tempo, isso é fundamental", aponta Lorenzoni

09:13

"Se a gente não aproveitar as potencialidades que temos, outros ganham em cima. Por isso precisamos pensar o tempo todo no que podemos ser bons e diferenciados", destaca o secretário.

09:13

"No que a gente pode ser bom. É ali que devemos contruir. Disso vem um planejamento de ações. O desenvolvimento econômico não acontece por acaso. Jamais o desenvolvimento econômico é pacífico, ele precisa ser provocado o tempo todo", comenta Lorenzoni.

09:11

"O Brasil precisa pensar na gestão da cadeia de suprimentos", frisa Lorenzoni.

09:09

"Fomos fortes para as empresas locais e para a infraestrutura. Colocamos nosso modelo com porto, rodovia e aeroporto. Nosso aeroporto virou nacional, vai trabalhar com cargas gerais também. Iniciamos um porto privado, as obras estão começando, a 50km de Linhares, um calado de 14 metros", informa.

09:08

Público acompanhando o secretário Lorenzoni. Assista pela Unesc TV.

09:06

Ele fala de Linhares, município de 175 mil habitantes no norte do Espírito Santo. "Nos afetou aquele problema de Mariana, mas temos oito lagoas, temos bastante água doce", afirma.

09:06

"A infraestrutura é importante fator de competitividade. Temos que começar a criar ambiente econômico sustentável, produtivo, diversificado, onde aflorem novos conhecimentos", comenta o secretário de Linhares.

09:04

O secretário critica "a burocracia sem limites no Brasil".

09:04

"Investiram pesado em porto, ferrovia e rodovia. E também na desburocratização. O empresário brasileiro gasta 50% do seu tempo em burocracia. Acho até que 60%. E os outros 40% vai pensar em um modelo melhor de gestão, estratégias para melhorar relações com o mercado, gestão da cadeia de suprimentos, vai trabalhar a sua equipe", avalia Lorenzoni.

09:03

"O Brasil, todo mundo sabe, tem trinta anos que não investimos em infraestrutura. O mundo não parou em trinta anos. A gente precisa parar para pensar estrategicamente. Estive na China, Índia, Europa, Estados Unidos, fiquei alguns dias na China estudando o processo de competitividade deles. Tudo começou com educação e infraestrutura lá", afirma Lorenzoni.

09:01

A sequência da exploração da camada pré-sal é mencionada por Lorenzoni. Ele lembra que o Espírito Santo leva vantagem em relação a Santa Catarina por ter profundidade menor na área de produção. 

08:59

Cita também os aeroportos do Espírito Santo. "O de Linhares virou nacional, inaugura em breve", destaca o secretário.

08:59

Lorenzoni diante do público no Centro de Eventos de Turvo, na transmissão da Unesc TV.

08:58

Produção de café e fruticultura do Espírito Santo também são tratadas por Luiz Fernando Lorenzoni.

08:57

"Nos últimos quinze anos começamos a desenvolver a cadeia de petróleo e gás. Somos o terceiro produtor de petróleo e o segundo de gás do Brasil. Temos uma atividade portuária intensa", conta Lorenzoni.

08:56

"Temos um dos maiores complexos de mineração do mundo. Siderurgia também é forte, temos também celulose", conta.

08:56

"Começamos há quinze dias um processo de diversificação econômica. Temos um raio logístico importante para o processo de expansão e modernização. A logística nos favorece", observa.

08:55

Lorenzoni faz uma breve apresentação de aspectos econômicos do Espírito Santo e de Linhares.

08:53

"É um desafio vir a Santa Catarina falar de desenvolvimento, um dos três estados mais organizados do Brasil", afirma Lorenzoni.

08:51

Vai começar a palestra do secretário Luiz Fernando Lorenzoni, de Linhares (ES).

08:48

"Em breve teremos a BR-285 para desenvolver turismo, transporte e empregos", lembra o prefeito Zilli.

08:47

"Temos uma loja que está fechada e temos que abrir para o mundo, para mostrar, mas isso só faremos com união", diz Tiago Zilli, lembrando o potencial turístico da região.

08:47

"Não queremos mais, na reunião dos prefeitos, a gente ficar ouvindo que somos a região mais pobre do estado", afirma Zilli, comparando o PIB da Amesc com o da Amrec.

08:45

"Queremos mostrar para o Governo do Estado a força que a nossa região tem", diz Tiago Zilli. "Hoje é o pontapé inicial de uma nova etapa", ressalta.

08:44

O prefeito anfitrião, Tiago Zilli, de Turvo, é quem fala agora aos presentes.

08:43

"Como diria o saudoso governador Luiz Henrique, nós ainda somos pequenos, mas se pensarmos grandes, unindo o nosso pequeno, um dia seremos grandes", afirma Arlindo Rocha. "Tem um monte de gente grande que pensa pequeno. Vamos ser uma grande região, o extremo sul catarinense", completa.

08:42

Em seguida começam as palestras do Fórum Amesc do Amanhã.

08:42

O case de Maringá será um dos destaques nas palestras de daqui a pouco.

08:41

Público está lotando o auditório no Centro de Eventos de Turvo.

08:41

Registro da fala, faz pouco, do prefeito Mariano Mazzucco, de Araranguá.

08:39

"O momento é de trabalho, estudo e união. Preciso registrar os quinze municípios da Amesc e seus integrantes", enfatiza Rocha.

08:38

Prefeito Arlindo Rocha, de Maracajá, faz a fala de abertura em nome da Amesc, da qual ele é presidente.

08:38

Prefeito Henrique Maciel, de Praia Grande, está a caminho, chegando em Turvo.

08:38

Os treze prefeitos presentes são convidados a ficar de pé para receber os aplausos do público, provocados pela reitora Luciane Ceretta. "A vocês, a gratidão da nossa Unesc", menciona Luciane, lembrando a presença dos deputados no evento

08:37

Prefeito Valdionir Rocha, de Morro Grande, está ausente por problema de saúde.

08:37

Ela lembra que a região da Amesc tem grandes potenciais. "É uma região linda, com muito a explorar. E estaremos juntos para construir desenvolvimento em todos esses quinze municípios", completa.

08:36

"A Unesc tem na sua missão educar pelo ensino, pesquisa e extensão para melhorar a sustentabilidade do ambiente de vida. Pretendemos que esse Fórum seja muito rico, que as experiências que teremos aqui nos ajudem a construir novas possibilidades para a região, e consolidar o que já temos aqui", observa a reitora.

08:35

"A Unesc é da comunidade, não tem dono, e um dos objetivos é levar a Universidade para onde as pessoas estão, senão o conhecimento que produzimos lá não terá a mesma capacidade transformadora se não chegar nas pessoas", afirma Luciane Ceretta.

08:35

"O prefeito Arlindo nos acolheu muito bem pela Unesc. A relação entre os prefeitos é um exemplo para todos nós, pois a partir daí será possível construir possibilidades para a nossa região. Cumprimento nossos palestrantes que estão aqui para discutir conosco, mostrar experiências", aponta a reitora.

08:34

"É uma honra para a nossa Universidade estar aqui dialogando com essa região com a qual temos um carinho tão significativo. O prefeito Tiago nos desafiou a fazer o Fórum, contactamos o Adelor e de imediato ele aceitou continuar os trabalhos que começamos em Criciúma. Hoje estamos aqui", agradece Luciane Ceretta.

08:33

Agora, a saudação da reitora Luciane Ceretta aos presentes no Centro de Eventos de Turvo.

08:33

De Maringá, no norte do Paraná, vem pela segunda vez ao Fórum do Amanhã, participou do evento do ano passado em Criciúma, José Roberto Mattos. Ele é o presidente do Codem, Conselho de Desenvolvimento de Maringá.

08:32

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Linhares (ES), Luiz Fernando Lorenzoni, toma o seu lugar.

08:32

O primeiro palestrante anunciado chegou 20h30min em Criciúma ontem. Veio de Linhares, no Espírito Santo, especialmente para o Fórum Amesc do Amanhã.

08:31

Além dela, são convidados o prefeito Arlindo Rocha, presidente da Amesc; o prefeito Tiago Zilli, de Turvo, o anfitrião do evento; e os dois palestrantes que falarão em seguida.

08:31

Adelor Lessa convida para tomarem lugar a reitora Luciane Ceretta, que recebe os aplausos do público.

08:29

A Rádio Imigrantes de Turvo está transmitindo por seu site o Fórum Amesc do Amanhã.

08:28

Adelor Lessa faz a mediação das palestras que iniciam em instantes.

08:27

Tudo pronto para começar, em instantes, o Fórum Amesc do Amanhã.

08:21

Na Rádio Som Maior, um intervalo e, em instantes, inicia o Fórum Amesc do Amanhã.

08:21

Adelor Lessa convida as autoridades para compor a mesa de trabalho do Fórum Amesc do Amanhã.

08:20

Criciúma tem sua versao da greve geral nesta sexta. Grupo se concentra na região da Próspera a partir das 9h. Confira!

08:16

O Brasil estreia hoje na Copa América contra a Bolívia em São Paulo. Confira!

08:14

"A nossa agropecuária é forte. Temos no arroz, tanto no cultivo quanto na industrialização, algo muito importante em termos de desenvolvimento. Cada município tem sua potencialidade. Eu vejo que temos que melhorar bastante a atividade em saúde", destaca Mazzucco.

08:14

Prefeito Mariano Mazzucco, de Araranguá, também presente. "Esse Fórum desperta reflexões. Devemos focar no desenvolvimento econômico organizado, onde participam os quinze municípios, já que a nossa região tem potencialidades, cada município tem a sua. Podemos integrar no turismo, com belezas naturais, na serra e mar", sublinha.

08:12

Deputado estadual Volnei Webber também presente. "Importante mostrar onde podemos melhorar, com políticas públicas e garantias para que novos estabelecimentos se instalem nessa região. Precisamos de energia de qualidade, infraestrutura nas rodovias, incentivos e garantias nos municípios", enfatiza.

08:11

Público se acomodando para o início do Fórum em seguida.

08:10

Deputado Ricardo Guidi em sua chegada ao Fórum Amesc do Amanhã.

08:10

"Vejo eventos como esse com grande importância para traçar planos, conhecer vocações, o extremo sul que tem vocação no agronegócio, tem potencial grande no turismo a ser explorado. É importante a gente definir juntos onde queremos chegar e trabalhar nesse sentido", destaca Ricardo Guidi.

08:09

Deputado federal Ricardo Guidi presente no Centro de Eventos de Turvo, fala agora na Som Maior.

08:09

Ouça o Fórum Amesc do Amanhã pela Rádio Som Maior e assista pela Unesc TV.

 

08:08

Começa em seguida o Fórum Amesc do Amanhã.

08:03

"Enquanto as pessoas sérias se reúnem para discutir o futuro, a esquerda congestiona as grandes capitais com uma greve", reclama Archimedes.

08:03

"Eu cumprimento Turvo e o rico Vale do Araranguá que se realiza na Capital do Arroz, objetivando o desenvolvimento macrorregional dessa região", diz Archimedes.

08:02

Agora, o comentário de Archimedes Naspolini Filho no Programa Adelor Lessa Especial. Em seguida começa o Fórum Amesc do Amanhã.

08:01

Participe do Fórum Amesc do Amanhã pelo WhatsApp 996441887. É por ele que a equipe da Unesc vai recolhendo as impressões da população sobre a pauta. "Quais os caminhos para o desenvolvimento da Amesc?", é a questão levantada. Responda e participe!

08:01

Deputado federal Ricardo Guidi também presente. Prefeito Mariano Mazzucco de Araranguá comparece no Centro de Eventos de Turvo.

07:56

Agora, a atualização do Mercado Financeiro com Lucas Rocco.

07:56

Palestrante José Roberto Matos, de Maringá, já presente. Secretário Luiz Fernando Lorenzoni, de Linhares (ES), também a postos. Fórum Amesc do Amanhã inicia em seguida.

07:54

"Em Criciúma agora, na Rua Celestina Zilli Rovaris, um caminhão de mudança fechou uma das vias. Simplesmente parou a pista", reclama ouvinte da Som Maior em registro agora feito por Adelor Lessa.

07:53

Público já presente no Centro de Eventos de Turvo. Daqui a pouco começa o Fórum.

07:53

Parte da equipe técnica de retaguarda da Unesc no Fórum Amesc do Amanhã em Turvo.

07:52

Hoje é dia da estreia da Seleção Brasileira na Copa América, lembra Adelor Lessa na conversa com João Nassif. Brasil x Bolívia jogam à noite em São Paulo.

07:52

Reitora Luciane Ceretta na entrevista à repórter Amanda Farias faz poucos minutos.

07:50

Agora, no Programa Adelor Lessa Especial, a atualização do esporte no comentário de João Nassif.

07:49

O espaço onde os palestrantes estarão acomodados, ao lado do mediador Adelor Lessa.

07:49

Limpeza no rio e ruas pavimentadas, os pedidos no Sangão. Protesto no fim da tarde de ontem que a reportagem da Som Maior acompanhou. Confira!

07:46

"Que a partir desse Fórum seja possível potencializar um plano de desenvolvimento para a região", sublinha a reitora.

07:46

Somente da Unesc são 100 pessoas envolvidas na organização do Fórum Amesc do Amanhã.

07:45

"Estamos muito entusiasmados. Temos hoje uma região consolidada, com potencialidades importantes, mas temos muitas outras que podem ser ainda melhor potencializadas. A Universidade precisa levar o conhecimento para onde as pessoas estão. Estamos aqui com a nossa equipe, prontos para ajudar a construir uma região ainda melhor no Extremo Sul", afirma Luciane Ceretta.

07:45

Reitora Luciane Ceretta fala agora na Som Maior.

07:44

"Quais os caminhos para o desenvolvimento da Amesc para os próximos anos?", é a pergunta chave para o Fórum Amesc do Amanhã. Valendo a interação pelo 996441887.

07:43

A Unesc está em peso, com dezenas de pessoas na sua equipe estruturando o Fórum Amesc do Amanhã. "Estamos com um time aqui recebendo os dados e as informações", reforça Drudi.

07:42

Igor Drudi e Adelor Lessa explicando a interação no Fórum Amesc do Amanhã.

07:41

"Os participantes locais também podem participar aqui. Nosso time estará compilando esses resultados", detalha.

07:41

"Quem não está aqui vai se comunicar conosco pelo WhatsApp, número 48 996441887. Adicione esse contato e interaja conosco durante as palestras e conteúdos expostos aqui", informa Drudi.

07:40

Igor Drudi, da Unesc, está explicando agora como vai funcionar a interação com o Fórum Amesc do Amanhã.

07:39

Reportagem da Som Maior atualizou agora as informações do trânsito na região do Jardim Angélica.

07:35

Secretário Diego Goulart conversando com a repórter Amanda Farias.

07:33

"Como o governador tem sido parceiro das associações e municípios, ele não vai esquecer da Amesc", diz o secretário Diego Goulart.

07:33

"É a quinta vez que venho na Amesc, são quinze municípios que precisam de atenção maior do governo, o governador tem visto as demandas dessa região que tanto carece, principalmente na área da infraestrutura", diz.

07:32

Secretário Diego Goulart, representando o governador Carlos Moisés, chega para participar do evento.

07:32

Esse é o auditório que vai receber o Fórum Amesc do Amanhã.

07:31

Reitora Luciane Ceretta, da Unesc, promete surpresas para o Fórum Amesc do Amanhã. Confira!

07:26

Logo cedo a neblina estava forte entre Forquilhinha e Turvo para quem seguiu de Criciúma. O tempo é bom agora em todo o sul.

07:25

A sexta-feira começa com tempo bom em toda a região. Márcio Sônego atualiza a previsão agora no Programa Adelor Lessa Especial.

07:25

Prefeito Roberto Biava, de Timbé do Sul. "De parabéns a Amesc e a Unesc por esse grande evento. Chegou a hora de mostrarmos o nosso potencial para Santa Catarina", destaca.

07:25

Prefeito Aldoir Cadorin, de Ermo. "Queremos uma região de pessoas mais felizes no futuro, por isso a importância dessas discussões", destaca.

07:23

Ambiente preparado no Centro de Eventos de Turvo.

07:21

Presidente da Amesc e prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha. "É uma oportunidade ímpar de a região se organizar para o futuro. Estamos unidos entre os municípios, vamos estudar as nossas potencialidades, unir as nossas forças e programar um grande futuro, colocando em prática todas essas ações. Essa é a nossa vontade, isso que vamos fazer pelo Extremo Sul agora", enfatiza.

07:20

Prefeito Éder Mattos, de Meleiro. "Teremos uma importante colheita no sentido do desenvolvimento. Todos os prefeitos estão bastante preocupados com a região", aponta.

07:20

Prefeito Jonas Souza, de Passo de Torres. "Uma oportunidade para discutir o nosso futuro esse Fórum", elogia.

07:18

Câmara de Criciúma promoveu, ontem à noite, audiência pública para tratar sobre enchentes na região da Quarta Linha.

07:16

Em Criciúma, amanhecer com tempo bom.

07:15

Adelor Lessa apresenta agora os destaques do jornal Tribuna de Notícias desta sexta-feira, que chama a atenção para o evento em Turvo, entre outros assuntos.

07:14

"A bancada do sul tem uma voz única. Ontem estivemos em um evento forte em Braço do Norte, estamos unidos no propósito de encontrar na voz do que entendem as lideranças da região para as nossas bandeiras", destaca Vampiro.

07:13

Deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) chega agora e fala na Som Maior.

07:10

Reitora da Unesc, Luciane Ceretta, chegando agora.

07:10

"O Fórum vai trazer o desenvolvimento para toda a região. Estou aqui para ter mais informações", afirma o prefeito Mineiro, do Arroio do Silva. "Nossas demandas são a Serra da Rocinha, Serra do Faxinal, Interpraias, o acesso sul ao Arroio do Silva", cita o prefeito, priorizando estradas na sua pauta para o futuro da Amesc.

07:07

Em instantes, o facilitador Igor Drudi vai explicar como será a interação com o público durante o Fórum Amesc do Amanhã.

07:07

As participações no Fórum serão presenciais e também via WhatsApp.

07:06

Prefeito Juscelino Guimarães, o Mineiro, do Balneário Arroio do Silva, foi um dos primeiros a chegar.

07:06

"A expectativa é muito grande. É a oportunidade de a nossa região parar, pensar, ver o que queremos. A expectativa de receber um bom público para participar do movimento. Que a sociedade venha e participe", afirma Zilli.

07:06

Prefeito Tiago Zilli, de Turvo, é o primeiro entrevistado.

07:05

Prefeitos do Vale do Araranguá e autoridades já estão chegando, a exemplo de acadêmicos, professores, estudantes, empresários e comerciantes da região do Vale do Araranguá.

07:04

"Crescer é possível, mas planejar é preciso", anuncia Lessa.

07:03

Ele cita os cases de Maringá, no Paraná, e Linhares, no Espírito Santo, que se desenvolveram com base em iniciativas inovadoras.

07:03

Jornalista Adelor Lessa abre a transmissão desde Turvo, no Centro de Eventos Iria Angeloni Carlessi.

07:02

Bom dia! Eu sou Denis Luciano e esta é a cobertura online do portal 4oito para o Fórum Amesc do Amanhã, que está no ar na Rádio Som Maior direto de Turvo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito