Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pitaya, uma das apostas de futuro em Turvo

No Fórum Amesc do Amanhã, secretária apresentou a forma como o município está lidando com a fruta
Por Denis Luciano Turvo, SC, 14/06/2019 - 11:15 Atualizado em 14/06/2019 - 11:53
Secretária Natacia Biléssimo / Foto: Arthur Lessa / 4oito
Secretária Natacia Biléssimo / Foto: Arthur Lessa / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Turvo está inovando no aproveitamento dos resultados que pode ter com a pitaya, fruta da qual o sul responde por 80% da produção de Santa Catarina. O case de sucesso do município, que é um grande produtor, foi apresentado pela secretária de Indústria e Comércio turvense, Natacia Biléssimo, durante o Fórum Amesc do Amanhã, nesta sexta-feira, no Centro de Eventos Iria Angeloni Carlessi. O evento foi organizado pela Unesc e Rádio Som Maior.

"Buscamos a Unesc, inscrevemos um projeto, pensamos em inserir a pitaya em cosméticos. Escrevemos o projeto, a Unesc nos recebeu muito bem, mostrou interesse, fomos à Sala dos Municípios, eles nos apresentaram os professores, eles fizeram a conexão da Secretaria de Indústria e Comércio com o Laboratório Biozenthi de Criciúma, que tem interesse de comprar todo o extrato de pitaya que o município vai produzir", contou Natacia.

A secretária, que é engenheira civil e mestre em Infraestrutura Urbana, conta que a parceria proporcionou ir além no aproveitamento da pitaya. "Não ficamos apenas na extração e venda da fruta, fizemos dela matéria prima para um outro produto, no caso, os cosméticos que serão produzidos pelo laboratório de Criciúma a partir da compra do produto", reforçou Natacia. "E assim a pitaya de Turvo vai virar cosmético que será exportado para a Europa", emendou.

"Precisamos incentivar, claro, as produções de maracujá e outras frutas", lembrou, enfatizando porém o potencial que a pitaya tem não apenas como fruta, mas como matéria prima para a indústira. "Nós estamos projetando a nossa pitaya lá para fora, para os cosméticos que serão feitos com ela e mandados para a Europa. Prefeitos, pensem assim", disse a secretária.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito