Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A volta de Fontanella, exatos 100 dias depois

Em decisão do TJSC na tarde desta quinta-feira, prefeito volta ao comando de Lauro Müller
Por Denis Luciano Lauro Müller, SC, 12/03/2020 - 15:17 Atualizado em 12/03/2020 - 15:19
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Caiu como uma bomba em Lauro Müller, no dia 2 de dezembro passado, a decisão do afastamento de Valdir Fontanella da prefeitura. Ele foi notificado do seu afastamento naquela primeira segunda-feira de dezembro e, exatos 100 dias depois, neste 12 de março, ele recebeu a autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para retomar o mandato.

Fontanella foi afastado como parte dos efeitos da Operação Seguindo Rastro, do Gaeco e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), investigação que apura crimes de fraude em licitações, peculato, corrupção ativa e passiva, envolvendo empresários e agentes públicos. Pela decisão original, o afastamento se daria por 180 dias. Em seu lugar assumiu o vice-prefeito Pedro Barp, que estava sem partido e, no exercício do mandato, filiou-se ao PSL.

Quando foi deflagrada a operação e houve a confirmação do afastamento, Fontanella emitiu uma nota contando que foi surpreendido, às 5h45min, por uma equipe do Gaeco no posto de combustível de sua propriedade. Dali, em busca de documentos, foram até a prefeitura, onde o prefeito garante que franqueou acesso a tudo. Abaixo, a íntegra da nota de Fontanella quando do seu afastamento:

Esclareço à imprensa, aos cidadãos e a todos interessados sobre o fato ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 2, quando fui surpreendido com a chegada do Gaeco ao Posto de Combustíveis de nossa família.

Era aproximadamente 5h45 da manhã. Eu, como todos os dias, levanto muito cedo para trabalhar e já estava no posto. Assim, a equipe do Gaeco se identificou e dei total liberdade para iniciarem sua busca de documentos.
Ao mesmo tempo, outra equipe esteve em Criciúma, em uma de nossas empresas, efetuando as mesmas buscas.

Logo foi a vez da prefeitura de Lauro Müller, onde juntaram processos licitatórios que eram de interesse da investigação.

Esclareço também que todos os processos licitatórios estão no portal da transparência à disposição de qualquer cidadão.

Esclareço, ainda, que esses processos foram realizados por pregão presencial, no curso dos quais qualquer empresa poderia se fazer presente e dar lances de preços.

Deste modo, impossibilitando de qualquer forma o direcionamento destas licitações.

Deixo claro que essa é apenas uma denúncia e que não respondo a nenhum processo e nem estou sendo indiciado por nenhum mal feito.

O que dar-se a entender é que a investigação apura os serviços prestados por empresas ao município e de que tais empresas seriam de nossa propriedade ou ligada a nós.

Ainda não tive acesso à investigação e não tive a oportunidade de me defender previamente. Serei ouvido somente na próxima sexta-feira, dia 6.

Já me pronunciei expressamente às autoridades que desejo, com toda firmeza e transparência, prestar todos os esclarecimentos necessários.

Lembro que na própria denúncia existe a comprovação de que estas mesmas empresas já prestaram serviços, ou ainda prestam serviços, a outras prefeituras e órgãos públicos. São empresas que possuem vida própria, cuja existência sólida se demonstra com a execução de trabalhos em outros lugares e municípios.

Neste momento, ainda não entendi o motivo de meu afastamento. Busco desde ontem ter acesso à investigação.

Acredito que esta tarde de terça-feira o terei, porém garanto-lhes de que provaremos nossa inocência no curso destas investigações.

O que me entristece como ser humano, empresário, representante público e lauromüllense, é ver anos de uma reputação ilibada, de muito trabalho e suor, estar gerando desconforto aos cidadãos de Lauro Müller, aos amigos e familiares.

Foram realizadas denúncias sem nem mesmo eu ter a oportunidade de apresentar uma defesa prévia.

Estou certo de que se isso tivesse ocorrido, tudo já seria esclarecido.

Agradeço a atenção, sigo em frente, com confiança, a fé em Deus e a certeza de um trabalho exemplar.

Estou à disposição do Ministério Público, Gaeco e a qualquer órgão para esclarecer e buscar resolver o quanto antes esta situação.

Estou entrando com todos os meios jurídicos necessários para reassumir o cargo de prefeito e continuar administrando Lauro Müller no caminho do progresso, juntamente com a força de todos os cidadãos".

Confira também:

 

Valdir Fontanella volta à prefeitura de Lauro Müller

Dois meses e meio depois de afastado, Fontanella é ouvido pelo Gaeco

STJ nega habeas corpus e Fontanella segue afastado

Valdir Fontanella ainda não prestou depoimento ao MP

TJ aplica medidas cautelares e mantém afastamento de Fontanella

Depoimento de Fontanella é transferido

Fontanella: "Ainda não entendo o motivo do meu afastamento"

A luta de Fontanella para voltar à prefeitura

Por investigação do Gaeco, prefeito de Lauro Müller é afastado

Prefeito afastado: por enquanto, silêncio em Lauro Müller

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito