Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“A solidez da Veigamed não dura dois minutos de pesquisa”

Bruno de Oliveira Carreirão, autor da frase acima, é um dos responsáveis pelo novo pedido de impeachment do governador Moisés
Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 03/09/2020 - 09:53 Atualizado em 03/09/2020 - 10:10
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um novo processo de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice Daniela Reinehr foi protocolado e terá continuidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O texto, lido no plenário na manhã desta quinta-feira, 3, aponta crimes de responsabilidade da dupla. Um dos autores, o advogado Bruno de Oliveira Carreirão, disse que o pedido inclui várias condutas consideradas crime de responsabilidade cometidas pelo governador e pela vice-governadora. “A principal delas, a nosso ver, é a compra dos respiradores fantasmas da empresa Veigamed, respiradores que nunca foram entregues para o estado de Santa Catarina. Temos provas irrefutáveis que o governador estava ciente e estava de acordo de tudo, de acordo com o pagamento antecipado. Inclusive na decisão de ontem (quarta-feira) do ministro do Superior Tribunal de Justiça que instaurou inquérito para que ele seja investigado, deixa muito claro que partiu do governador a ordem para que fosse feito o pagamento antecipado à Veigamed”, salientou o advogado em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior.

Confira também - Novo pedido de impeachment do governador é lido na Alesc

“O governador sabia”

Ainda para Carreirão, Carlos Moisés não só sabia como autorizou o pagamento antecipado. “No final de março, o governador teve uma conversa por telefone com o presidente do Tribunal de Contas quando ele questionou de que forma ele poderia fazer o pagamento antecipado pata obter estes equipamentos e o presidente do Tribunal de Contas deixou muito claro que o pagamento antecipado não é possível. Que só seria possível em casos muito excepcionais. A pandemia até pode ser considerado um caso excepcional, mas o Governo do Estado precisaria se cercar de uma série de garantias. Precisaria verificar o histórico da empresa, verificar se a empresa poderia oferecer uma garantia, a solidez da empresa e isso evidentemente não foi feito”, disse. 

“A solidez da Veigamed não dura dois minutos de pesquisa no Google”

Para ele, qualquer pessoa que pesquisar percebe que a Veigamed é uma empresa de fachada. “A solidez da Veigamed não dura dois minutos de pesquisa no Google. Qualquer um que pesquisar vê que ela é uma empresa de fachada. Até sugiro que as pessoas entrem no site da Veigamed e olhem a foto da sede da Veigamed. Esta foto é uma montagem tão grotesca que qualquer leigo consegue ver que é uma edição de imagem”, citou.
Ele lembra ainda do projeto apresentado e retirado pelo Executivo que solicitava autorização do pagamento antecipado. “O governador autorizou este pagamento. Em 31 de março ele apresentou um projeto de lei para a Alesc que visava o pagamento antecipado de equipamentos e no mesmo dia ele pediu a retirada. Porque o governador pediu a retirada? Será que é porque estaria muito claro que não estava legal este pagamento que ele tinha a intenção de fazer? Fica claro também que quando prestou informações para a CPI ele mentiu quando disse que ficou sabendo do pagamento antecipado no dia 22 de abril após uma reunião, depois do pagamento já ter sido feito. Ele conversou com o presidente do Tribunal de Contas sobre o assunto, ele apresentou um projeto de lei pedindo para que a Alesc autorizasse o pagamento antecipado, ele fez depois uma consulta formal ao TCE perguntando como poderia fazer o pagamento antecipado, mas ele não sabia do pagamento antecipado? Acho que quando o governador fala isso, ele brinca com a inteligência do povo catarinense”, relatou.

A vice

A tentativa de retirar a responsabilidade da vice é criticada pelo advogado. “Quando ouço argumentos da defesa da vice e as manifestações dela sobre o assunto, eu tenho a impressão de que ela faz parte do governo. Se todos nó estamos vendo o que está acontecendo ficamos indignados e cobramos. A função do vice não é só substituir o governador na ausência dele. O vice tem uma série de responsabilidades, inclusive a fiscalização da execução do orçamento estadual. Portanto, a vice-governadora não podia simplesmente assistir o governador praticando diversas ilegalidades, praticando atos ilegais, pagamento antecipado na compra de respiradores que nunca foram entregues. Quando esteve em exercício em janeiro, ela fez o pagamento daquelas verbas de equivalência aos procuradores do estado, não anulou o processo administrativo viciado que tramitou de forma sigilosa sem qualquer um fundamento legal. A vice-governadora tinha responsabilidade e foi negligente, por isso apontamos que ela também cometeu crime de responsabilidade”, concluiu.

Confira a entrevista na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito