Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Semana política com Upiara Boschi (VÍDEO)

Por Redação 20/04/2023 - 18:44 Atualizado em 24/04/2023 - 09:45

Foi uma semana curta em termos de dias úteis, mas bastante movimentada na política, seja em Santa Catarina, no Brasil ou, até mesmo, em Criciúma, onde se vive esta grande especulação sobre a mudança de partido do prefeito Clésio Salvaro. 

Todos os bastidores dizendo que ele não deve ficar no PSDB. O Clésio deu todos os sinais ao partido de que ou há uma grande renovação ou não via futuro na sigla. As conversas estão aprofundadas no PSD de Júlio Garcia e Ricardo Guidi e, também, no Progressista.

A nível estadual, a gente teve a presença do governador jorginho Mello naquela reunião convocação pelo presidente Lula para definir a apresentação propostas que reforçem a segurança nas escolas, para que não se repita o episódio lamentável em Blumenau.

[o texto continua após o vídeo] 

Assista ao comentário no Ponto Final:

O Governo Federal fez os seus anúncios, vai antecipar alguns bilhões em recursos para as escolas fazerem atualizações e melhorias na questão de segurança. Jorginho Mello e Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, falaram na cerimônia. O governador falou sobre o projeto, que acabou aprovado na Assembleia Legislativa, para trazer policiais da reserva para atuar na segurança das escolas. Cada um vai ganhar, além da aposentaria que recebe, mais cerca de R$ 4 mil para aceitar o desafio.

A Assembleia ampliou essa possibilidade para que as prefeituras também se enquadrem para contratarem esses profissionais das reservas. E aí, é uma das respostas mais rápidas, que é colocar um policial em cada escola. Vamos ver como isso avança.

Ainda na área de segurança pública, a gente teve, aqui em Santa Catarina, a confirmação do governador de Jorginho Mello, finalmente, do nome do secretário de Segurança Pública. 

Jorginho Mello recriou essa secretaria, porque o ex-governador Carlos Moisés acabou com o cargo. Ele preferia um modelo em que colocava no primeiro escalão um comandante da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, o delegado-geral da Polícia Civil e o chefe da Polícia Científica e criou um conselho formado por esses representantes. 

Jorginho Mello nunca gostou desse modelo e dizia que não era eficiente. Trouxe de volta a figura do secretário, mantendo as forças da segurança no primeiro escalão. Mas, ele demorou para conseguir trazer esse nome. O governador chegou a convidar o ex-candidato a governador e promotor, Odair Tramontin, que recusou. 

Procurou magistrados, nomes do meio jurídico, também não conseguiu e acabou fechando com o nome de segurança que ele tinha, Paulo César Ramos de Oliveira, também do Ministério Público. Ele tem uma carreira ligada à Ouvidoria, participação em órgãos superiores do MPSC e que vai ser essa pessoa que coloca algodão entre os cristais.

A semana fechou com a imagem que a CNN trouxe da presença do ministro do Gabinete de Segurança Institucional do presidente Lula, também sendo gentil com os invasores do Palácio do Planalto lá em 8 de janeiro, o que tornou inevitável a CPI. 

Agora, os governistas estão dizendo que tem que ter a CPI para esclarecer quais foram os papéis de cada um e isso está movimentando Brasília. Vai ser um tema muito forte nas próximas semanas. O Governo PT teme que isso atrapalhe o avanço do Arcabouço Fiscal. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito